Anúncios
Tristezas do Jeca é uma música que está entre as melodias mais executadas nas rodas de viola de todo o Brasil. É também uma das mais belas composições do universo da música de raiz. Ela foi cantada por inúmeras duplas sertanejas em um século de história.
Ramiro Viola e Pardini fazem parte desse grupo tão grande. Ramiro diz que é muita honra cantar a música nos shows. E ele lembra que o próprio Angelino explicou que o nome “Tristezas do Jeca” tem a ver com quatro versos, sendo que cada verso fala sobre uma tristeza do caboclo.
Anúncios
Pardini acredita que o compositor fez a música para falar sobre as tristezas do homem do campo e sobre as experiências próprias. Ramiro Viola guarda um disco de 1926, que tem a primeira gravação cantada da música, feita por Patrício Teixeira.
Angelino de Oliveira nasceu em Itaporanga (SP), em 1888. Ainda na infância, se mudou com a família para Botucatu (SP), onde começou a se interessar pela música caipira.
Anúncios
Ao longo da vida, Angelino trabalhou como comerciante, dentista, escrivão e radialista. Tocou trombone, violão, e encontrou seu caminho como compositor. Tristezas do Jeca é uma de suas obras-primas, ao lado de canções como Incruziada e Moda de Botucatu.
Ouça a música centenária, interpretada pela dupla Ramiro Viola e Pardini:
Fonte: G1