24 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Bairro, uma “Cidade” com mais de 50 mil habitantes dentro de Botucatu, comemora 130 anos

Anúncios

Por Antônio Cecílio Júnior

A Vila dos Lavradores de Botucatu, conhecido “Bairro”, neste ano, tem vários motivos para festejar os seus 130 anos.

Anúncios

Nesse tempo todo o Bairro foi crescendo e hoje, praticamente, é uma Cidade dentro de Botucatu, com mais de 50 mil habitantes. Famílias de Italianos, Espanhóis e, principalmente, os Ferroviários fazem parte dessa história.

Em 20 de abril de 1889 chega a Ferrovia em Botucatu, há exatos 134 anos. A partir daí o Bairro se desenvolveu com um comércio forte, escolas, faculdades e bancos.

Anúncios

Em 2023, também, a Igreja Sagrado Coração de Jesus comemora 100 anos de sua fundação, com sua praça que, em breve, estará toda revitalizada. Local de grande concentração e eventos culturais.

Outro importante patrimônio da Vila dos Lavradores, querida por toda população botucatuense, comemora Bodas de Ouro em 2023. Estamos falando do Dragões da Vila, com 50 anos de tradição.

Nasceu Escola de Samba, que alegrou e encantou várias gerações, e hoje é um Tradicional Clube Social, que realiza grandes eventos, com uma participação maciça da população.

Também temos que destacar outro Patrimônio do Bairro, orgulho dos moradores, que surgiu com ajuda financeira dos Ferroviários, o Hospital Regional da Sorocabana, hoje Hospital Municipal, que completa 67 anos.

Não podemos deixar de destacar uma indústria que nasceu em 1964, há 69 anos no Bairro, a Neiva, hoje incorporada pela Embraer, uma das maiores empresas de aviação do mundo.

Assim, aos poucos, vamos recordando e contando um pouco da história da Vila dos Lavradores de Botucatu, principalmente aos mais jovens, que como nós, devem ter um grande orgulho de ser “Bairrista” e, acima de tudo, Botucatuense.

Autor: Antônio Cecílio Júnior, nascido, batizado, crismado, casado, empresário e morador da Vila dos Lavradores

Últimas

Doença vassoura de bruxa assombra plantações de cacau

Doença vassoura de bruxa assombra plantações de cacau

24/04/2024

Produtores locais enfrentam desafios para conter a propagação da doença vassoura de bruxa e garantir a...

Categorias