20 de abril, 2025

Últimas:

Botucatu: Atividades em escola do Monte Mor são destaques na Rede Municipal de Ensino

Anúncios

A EMEFI Profª Dirce Aparecida Sartori Silveira é uma das escolas de tempo integral que faz parte da Rede Municipal de Ensino. Inaugurada em 2020, a escola atende atualmente a 254 alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) no Jardim Monte Mor, zona norte de Botucatu.

Para o ano letivo de 2025, a EMEFI vem desenvolvendo projetos e atividades que complementam o currículo escolar do Ensino Fundamental e que promovem uma rotina mais dinâmica aos alunos e uma capacitação aos profissionais atuantes na escola. Confira abaixo algumas delas que já estão sendo desenvolvidas:

Metodologias Ativas em Prática
Este projeto busca implementar metodologias ativas no ensino da matemática, promovendo a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento por meio da resolução colaborativa de problemas.

Anúncios

Nessa dinâmica, os alunos são organizados em grupos e recebem desafios matemáticos contextualizados. Trabalhando em equipe, analisam os problemas, discutem estratégias e constroem soluções. Ao final, um representante de cada grupo assume o papel de professor, explicando para a turma como chegou à resposta. Esse processo promove reflexão, argumentação e aprendizagem significativa.

Atividade diagnóstica divertida

Anúncios

Com o objetivo de conhecer melhor o nível de aprendizado e habilidades dos estudantes, a atividade foi pensada de maneira lúdica e interativa. Os alunos ouviram e cantaram a música “As letras falam”, prestando atenção em cada imagem que aparecia relacionada a letra.

Após, sortearam a imagem, reconheceram a primeira letra, recitando seu som e saíram em busca das letras, que haviam sido previamente escondido pelo espaço da escola. Ao retornarem, coloriram a imagem para que pudéssemos montar o alfabeto, construído por eles mesmos.

Palestra do NAPE

O psicólogo Otávio Akio Tomita Mori esteve presente durante o horário pedagógico coletivo para explicar aos professores o processo de avaliação do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) aos alunos do Ensino Fundamental. Na reunião, foi esclarecido como funciona a avaliação, quais são os objetivos e como os resultados serão utilizados para apoiar o desenvolvimento dos alunos. Essa explicação visa ajudar os profissionais a entenderem melhor o processo e a se sentirem mais seguros durante o processo de alfabetização.

O horário pedagógico coletivo foi conduzido pela coordenadora pedagógica Maria Gabriela Rangel Spadim Pauletti e contou com o apoio da equipe psicossocial Danielle de Oliveira Baptista e Caroline Davance Soares Galindo.

Sobre a escola

O nome da escola homenageia a professora Dirce Aparecida Sartori Silveira, nascida em Botucatu no dia 12 de abril de 1945. Ao formar-se no ensino médio, em 1964, mudou-se para São Carlos, onde graduou-se em Educação Física na atual Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Conquistada sua formação, regressou para Botucatu e dedicou sua carreira à educação, lecionando Educação Física nas escolas públicas estaduais e municipais de Botucatu, sempre utilizando o esporte como seu aliado na educação.

Também fez parte da Comissão Técnica da Equipe de Basquete Feminino de Botucatu por mais de 10 anos, formando atletas que atualmente atuam na Seleção Paulista e Brasileira de Basquetebol, sendo sempre o exemplo para muitos jovens que hoje atuam como educadores também através do esporte.

Aposentou-se em 1998, com a certeza de ter feito a diferença na vida de seus alunos. Faleceu em 5 de setembro de 2005, deixando saudades em familiares, amigos, alunos e será sempre lembrada em Botucatu.

Escola desenvolve práticas educativas em período integral aos alunos (Foto: Divulgação)


EMEFI Profª Dirce Aparecida Sartori Silveira
Endereço: Rua Hermes Fonseca, 145 – Jardim Monte Mor
Telefone: (14) 3811-3194

Fonte: PMB

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Aos 48 anos, atriz botucatuense retorna ao horário nobre vivendo a terapeuta de Heleninha Roitman, personagem central no clássico...

Categorias