19 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Assalto com supostos funcionários de empresa de internet é boato

Anúncios

Nesta segunda-feira (3) um boato sobre um suposto assalto ocorrido em Botucatu por dois rapazes utilizando uniformes de uma empresa de internet e TV a cabo, se espalhou pelas redes sociais da cidade.

A mensagem circulou com um áudio, onde uma mulher relatou o crime, e foi espalhada com rapidez afirmando se tratar de uma empresária de Botucatu.

Anúncios

De acordo com informações apuradas pelo Leia Notícias, a afirmação de que o caso ocorreu em Botucatu é falsa. O assalto teria ocorrido no ano de 2015 na cidade do Rio de Janeiro.

Ainda que cercado de boas intenções, o gesto de compartilhar boatos web afora pode ter desdobramentos desagradáveis. Além do tom alarmista, todas têm uma característica em comum: são mentiras que somente disseminam pânico.

Anúncios

Um dos principais desafios do trabalho é descobrir a origem de cada história falsa. Muitas vezes, diante da infinidade de compartilhamentos, fica impossível detectar quem foi o primeiro a postá-la. 

E como fazer em casos assim?

Sempre que receber mensagens de alerta sobre supostos crimes procure informações em fontes confiáveis, como fontes de informações locais ou até a polícia. Somente compartilhe se a informação estiver além das redes sociais.

Leia Notícias

Últimas

Capital Federal recebe Congresso Internacional de Formação de Professores

Capital Federal recebe Congresso Internacional de Formação de Professores

19/04/2024

A Universidade Católica de Brasília (UCB) será palco do Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de...

Categorias