09 de fevereiro, 2026

Últimas:

Botucatu: Arquidiocese de Botucatu libera missas presenciais a partir de terça-feira, 1º setembro

Anúncios

Após meses de fechamento e sem realização de celebrações, a Igreja Católica deverá retomar as celebrações de missas presenciais na Arquidiocese de Botucatu, a partir de 1° de setembro.

Recomendações constam em decreto assinado e publicado nesta sexta-feira, 21 de agosto, pelo arcebispo Dom Maurício Grotto de Camargo.

Anúncios

Além do retorno gradual, a Igreja recomenda a adoção de medidas de segurança, respeitando o preconizado pelo Plano SP de flexibilização.

Uma das medidas é a recomendação de que pessoas com gripe, resfriado, febre, bem como crianças até sete anos e pessoas nos grupos de riscos não compareçam às igrejas e acompanhem as celebrações via online.

Anúncios

As paróquias farão controle do acesso de fiéis, podendo limitar a ocupação total conforme o plano do governo paulista. Além disso, pessoas com temperatura acima de 37,5° C serão impedidas de entrar nos templos. No interior devem ser efetuadas medidas de distanciamento de 2 metros, além do fornecimento de álcool gel. Não serão utilizados folhetos litúrgicos.

Todos os materiais usados nas celebrações deverão ser higienizados após a utilização. O templo também deve receber reforço na limpeza.

Nos corais, os mesmos devem ter o mínimo de membros e respeitando distanciamento social. Durante a comunhão, as hóstias serão entregues com os fiéis sentados, sendo que ministros obrigatoriamente devem usar máscaras e álcool gel antes e após a entrega.

Coletas de donativos somente em urnas e espaços ou mesmo cestas alocadas no interior da igreja.

Outras atividades como casamentos e batizados já estavam autorizadas conforme protocolo da Igreja.

Flávio Fogueral

Talvez te interesse

Últimas

Consultoria Newmark aponta que regiões premium de São Paulo devem encerrar 2026 com vacância mínima nos escritórios, impulsionada por forte...

Categorias