Anúncios
Acidente em 2020 na região de Pardinho deixou Mary Berg desfigurada e resultou em nove cirurgias; história virou obra literária que será apresentada na Feira Literária de Botucatu
A psicanalista Mary Berg, de 59 anos, não imaginava que aquele 11 de setembro de 2020 mudaria para sempre a sua vida e a da filha. No auge da pandemia, ela deixou Mato Grosso do Sul rumo a Botucatu, no interior de São Paulo, com o objetivo de se isolar no meio do mato e visitar o filho mais velho. Mal sabia que seria atropelada acidentalmente pela própria filha e que a dor de perder parte da face e quebrar os ossos do lado esquerdo seria menor do que o desespero da jovem diante da cena.
Anúncios
Mary relembra em detalhes aquela manhã em que saiu para pedalar pela estrada da Pedra do Índio, em Pardinho, acompanhada da filha. “Eu subi na bicicleta, ela entrou no carro e, de repente, aconteceu. Ela passou o veículo em cima de mim. Quebrei o braço, tive traumatismo craniano e perdi toda a parte esquerda do rosto”, recorda.
O acidente deu início a uma longa trajetória de cirurgias, tratamentos e recuperação emocional. Foram mais de dez horas de cirurgia inicial e, até hoje, nove procedimentos reconstrutivos. O que a manteve consciente e determinada foi a promessa feita à filha ainda no local: “Prometo ficar com você até o final”.
Anúncios
Esse momento se tornou o título do livro “Prometo não te deixar sozinha”, lançado pela Mondru Editora, no qual a psicanalista compartilha sua experiência de dor, acolhimento e superação. Para ela, o acompanhamento psicológico foi essencial tanto para si quanto para a filha, que também precisou enfrentar o trauma. “Nunca escondemos que foi uma fatalidade. Falar sobre o que aconteceu foi parte da cura”, afirma.

Lançamento em Botucatu
Mary Berg participa da 2ª Feira Literária de Botucatu (FLIB) no próximo 10 de setembro, às 16h30, na Biblioteca da Unesp – Campus Rubião Júnior. O evento contará com roda de conversa mediada pelo psicanalista Altair Oliveira e sessão de autógrafos. A entrada é gratuita.