Anúncios
A Prefeitura de Botucatu vai ouvir o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Município para desenvolver ações para melhorar a segurança dos botucatuenses e turistas, que buscam lazer nos finais de semana, especialmente no verão nas cachoeiras.
Neste final de semana, dois jovens morreram afogados no Véu da Noiva. Segundo o Poder Público, no Véu da Noiva todos os dias tem patrulhamento da Guarda Civil Municipal, mas, mesmo assim, muitos desejam que a Prefeitura coloque salva-vidas, para evitar mortes e o socorro ser imediato.
Anúncios
Enquetes e manifestações nas redes sociais indicam que grande parte da população defende a contratação de salva-vidas para o Véu da Noiva.
O Prefeito Mário Pardini disse que essa é uma alternativa que pode ser tomada, mas ele destacou que a segurança nos leitos de água em Botucatu é uma logística complicada, devido a quantidade de cachoeiras privadas e públicas, além de áreas de represa, como o Rio Bonito e a Mina.
Anúncios
“Não descarto essa alternativa, mas temos de pensar que não existe apenas o Véu da Noiva na Cidade. Na mesma proporção temos o Rio Bonito, a Mina e outros pontos. Temos mais de cem cachoeiras no Município e nem os Bombeiros tem efetivo para essa demanda. Vamos encontrar a melhor solução, conversando, ainda nesta semana, com os Bombeiros, com o Conselho de Turismo, e buscar um encaminhamento para a questão. Já instalamos, nas cachoeiras públicas, sinalizações indicativas de riscos de afogamento. Vamos acertar a forma correta de melhorar a segurança, ainda nos próximos dias, nas cachoeiras”, destacou o Prefeito.
O Chefe do Executivo contou que o incidente com os afogamentos o deixou entristecido. “Esses jovens infelizmente faleceram. As pessoas de Botucatu sabem do risco das águas fortes do Véu da Noiva e não entram na água, mas esses jovens eram de fora, um estava vivendo há pouco tempo em Botucatu, e não se atentaram aos avisos. Quando soube dos afogamentos, pelo Lucas Trombaco, coordenador da Defesa Civil, pedi que dessem auxílio aos que precisassem e acompanhei o trabalho dos Bombeiros. Foi um final de semana muito triste”, lamentou Pardini.
A Prefeitura de Botucatu, através da Defesa Civil, ofereceu hospedagem para os familiares de uma das vítimas, que vieram da grande São Paulo, para que pudessem acompanhar os trabalhos dos Bombeiros. O encontro entre os Bombeiros, Comutur, Defesa Civil e Secretaria de Turismo deverá ocorrer até o final da semana. O Secretário Adjunto de Turismo, Guto Tecchio, informou que medidas estão sendo estudadas.
“Temos sinalizações em todas as cachoeiras e as pessoas, ainda assim, se arriscam. Estamos analisando a possibilidade de colocar uma régua de profundidade no meio do lago da cachoeira, para indicar a profundidade do lago, mas existem outras soluções que vamos analisar”, adiantou.
Jovens foram heróis
O Prefeito Pardini, em entrevista na Rádio Clube FM, analisando a situação dos afogamentos, considerou que William Santos do Amaral, de 22 anos, e Leandro Assunção, de 26 anos, que faleceram no último final de semana afogados na Cachoeira Véu da Noiva, foram heróis ao tentar e salvar uma mulher que estava se afogando. “Pelas informações que recebi, os jovens foram socorrer uma pessoa, uma mulher que estava se afogando. Eles conseguiram salvar essa mulher, que saiu com vida, mas os dois morreram, infelizmente”.
Haroldo Amaral / Jornal Leia Notícias