26 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Após morte de 6 idosos, dono das casas de repouso afirma que não houve negligência

Anúncios

O recente surto de Covid-19, doença aguda causada pelo novo coronavírus, ocorrido em duas casas de longa permanência em Botucatu –  Lar Nossa Senhora de Fátima e Lar São Rafael -, provocou crescimento no número de óbitos no município ocorridos pela doença. No entanto, a direção dos dois locais frisa que não houve negligência, sendo que todos os protocolos de segurança eram seguidos, como capacitação de funcionários e isolamento. 

Das quinze mortes ocorridas no município em decorrência do coronavírus desde o início da pandemia, seis (40%) são originárias do surto nas duas casas de longa permanência. Por isso, o Poder Público realiza nos últimos dias uma força-tarefa para verificar possíveis focos de contaminação em demais casas de repouso.

Anúncios

Devido ao caso, o Prefeito de Botucatu, Mário Pardini, solicitou, no início da semana, que o Ministério Público investigue as causas do surto. Caberá agora à Polícia Civil averiguar as causas e se ocorreu algum tipo de negligência no controle ou mesmo prevenção à propagação da Covid-19.

Além dos seis óbitos registrados nas casas até 1º de junho, cerca de quinze idosos e seis funcionários tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19. Os idosos que testaram negativo, nas duas casas, foram colocados em hotéis da cidade, em quarentena.

Anúncios

Enfermeiro e responsável pelas duas casas de longa permanência de idosos, Alex Firmino Ramos salienta que todos os procedimentos de segurança e proteção aos internos foram adotados desde o início da pandemia, em março. Por meio de nota encaminhada ao Notícias, ele frisa que as visitas estão suspensas desde então, bem como, a capacitação de funcionários (profissionais da saúde e cuidadores) para os procedimentos de higienização das mãos, higiene respiratória, para os sintomas da Covid-19.

“Todas as medidas previstas na norma técnica nº 5 da Anvisa foram seguidas. As visitas estão suspensas desde o início da pandemia, todos os funcionários passaram por treinamento sobre higiene das mãos, etiqueta da tosse, higiene respiratória e sintomas. Também receberam equipamentos de proteção individual e trabalhavam paramentados. Mesmo com todos os cuidados, infelizmente, não conseguimos evitar o pior. Não sabemos como iniciou tudo isso”, frisa a nota.

Segundo Alex, ambas as casas (Lar Nossa Senhora de Fátima e Lar São Rafael) encontravam-se em isolamento desde o início da pandemia, sem visita de familiares ou pessoas externas. Ressaltou que todos os funcionários trabalhavam paramentados e que não é possível saber a origem da contaminação.

“A casa estava em isolamento desde o inicio da pandemia, sem visita de familiares e todos os funcionários trabalhando paramentados, seguindo todo o protocolo de COVID-19, e por isso não temos como saber a fonte da contaminação. A partir da confirmação dos casos, os pacientes não reagentes foram encaminhados para um Hotel, com hospedagem financiada pela Prefeitura e toda a assistência de enfermagem e hotelaria (lavagem das roupas) financiadas pela instituição. Durante todo o período ficamos responsáveis pela avaliação criteriosa de todos os hóspedes, inclusive os do Hotel. Agradecemos imensamente o apoio dos familiares, que confiam no nosso trabalho e sabem que continuamos fazendo o melhor para todos os hóspedes”, salientou a nota.

Quanto à apuração que o Ministério Público e a Polícia Civil deverão iniciar, Ramos frisa que “o prefeito está fazendo o papel dele. Estou muito tranquilo, para mim o que importa é a minha consciência em relação a qualidade da assistência oferecida aos idosos e o apoio dos familiares”.

Alex frisou que está “surpreso e abalado” com a confirmação dos casos. “Não houve nenhum tipo de negligência na assistência, os pacientes que apresentaram sintomas foram imediatamente avaliados por equipe médica e encaminhados ao hospital, tenho 22 anos de experiência na área e jamais deixaria um paciente sintomático sem assistência”, reforçou.

Notícias Botucatu

Últimas

Brasileiros buscam oportunidades de investimentos livres de Imposto de Renda

Brasileiros buscam oportunidades de investimentos livres de Imposto de Renda

26/04/2024

Com o IR em alta, brasileiros buscam alternativas para aumentar rendimentos e simplificar obrigações fiscais. Investimentos...

Categorias