Botucatu: Após morte de 6 idosos, dono das casas de repouso afirma que não houve negligência

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

O recente surto de Covid-19, doença aguda causada pelo novo coronavírus, ocorrido em duas casas de longa permanência em Botucatu –  Lar Nossa Senhora de Fátima e Lar São Rafael -, provocou crescimento no número de óbitos no município ocorridos pela doença. No entanto, a direção dos dois locais frisa que não houve negligência, sendo que todos os protocolos de segurança eram seguidos, como capacitação de funcionários e isolamento. 

Das quinze mortes ocorridas no município em decorrência do coronavírus desde o início da pandemia, seis (40%) são originárias do surto nas duas casas de longa permanência. Por isso, o Poder Público realiza nos últimos dias uma força-tarefa para verificar possíveis focos de contaminação em demais casas de repouso.

Devido ao caso, o Prefeito de Botucatu, Mário Pardini, solicitou, no início da semana, que o Ministério Público investigue as causas do surto. Caberá agora à Polícia Civil averiguar as causas e se ocorreu algum tipo de negligência no controle ou mesmo prevenção à propagação da Covid-19.

Além dos seis óbitos registrados nas casas até 1º de junho, cerca de quinze idosos e seis funcionários tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19. Os idosos que testaram negativo, nas duas casas, foram colocados em hotéis da cidade, em quarentena.

Enfermeiro e responsável pelas duas casas de longa permanência de idosos, Alex Firmino Ramos salienta que todos os procedimentos de segurança e proteção aos internos foram adotados desde o início da pandemia, em março. Por meio de nota encaminhada ao Notícias, ele frisa que as visitas estão suspensas desde então, bem como, a capacitação de funcionários (profissionais da saúde e cuidadores) para os procedimentos de higienização das mãos, higiene respiratória, para os sintomas da Covid-19.

“Todas as medidas previstas na norma técnica nº 5 da Anvisa foram seguidas. As visitas estão suspensas desde o início da pandemia, todos os funcionários passaram por treinamento sobre higiene das mãos, etiqueta da tosse, higiene respiratória e sintomas. Também receberam equipamentos de proteção individual e trabalhavam paramentados. Mesmo com todos os cuidados, infelizmente, não conseguimos evitar o pior. Não sabemos como iniciou tudo isso”, frisa a nota.

Segundo Alex, ambas as casas (Lar Nossa Senhora de Fátima e Lar São Rafael) encontravam-se em isolamento desde o início da pandemia, sem visita de familiares ou pessoas externas. Ressaltou que todos os funcionários trabalhavam paramentados e que não é possível saber a origem da contaminação.

“A casa estava em isolamento desde o inicio da pandemia, sem visita de familiares e todos os funcionários trabalhando paramentados, seguindo todo o protocolo de COVID-19, e por isso não temos como saber a fonte da contaminação. A partir da confirmação dos casos, os pacientes não reagentes foram encaminhados para um Hotel, com hospedagem financiada pela Prefeitura e toda a assistência de enfermagem e hotelaria (lavagem das roupas) financiadas pela instituição. Durante todo o período ficamos responsáveis pela avaliação criteriosa de todos os hóspedes, inclusive os do Hotel. Agradecemos imensamente o apoio dos familiares, que confiam no nosso trabalho e sabem que continuamos fazendo o melhor para todos os hóspedes”, salientou a nota.

Quanto à apuração que o Ministério Público e a Polícia Civil deverão iniciar, Ramos frisa que “o prefeito está fazendo o papel dele. Estou muito tranquilo, para mim o que importa é a minha consciência em relação a qualidade da assistência oferecida aos idosos e o apoio dos familiares”.

Alex frisou que está “surpreso e abalado” com a confirmação dos casos. “Não houve nenhum tipo de negligência na assistência, os pacientes que apresentaram sintomas foram imediatamente avaliados por equipe médica e encaminhados ao hospital, tenho 22 anos de experiência na área e jamais deixaria um paciente sintomático sem assistência”, reforçou.

Notícias Botucatu

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes