05 de novembro, 2024

Últimas:

Botucatu ainda não oferece IPTU pela internet por causa de sistema de informática

Anúncios

Ao contrário de outras prefeituras da região, Botucatu ainda opta pela impressão e envio pelos Correios dos carnês do Imposto Predial e Terri­torial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços (ISS) aos contribuintes. O motivo seria o sistema de informática adotado pelo Executivo Municipal e que, na avaliação do Se­cretário da Fazenda, Fá­bio Leite, é “ruim” por não contemplar uma série de funcionalidades específi­cas.

A afirmação ocorreu após participação do titu­lar da pasta ao no Jornal da Clube Gente, na Rádio Clube FM. Leite, na opor­tunidade, frisou que a en­trega dos carnês do IPTU não seria prejudicada de­vido à greve dos Correios, que durou 24 horas e pouco afetou os serviços em Botucatu.

Anúncios

Os mais de 73 mil carnês impressos, inclusive, já são distribuídos aos con­tribuintes com a primeira parcela e/ou pagamento à vista com desconto para 29 de março. No caso de não recebimento do car­nê do IPTU, a população poderá requerer a 2ª via do documento no setor de Tributos da Prefeitura.

Segundo o Secretário, o atual sistema adota­do pela prefeitura tem mais de uma década de implantação, não tendo acompanhado atualiza­ções para incorporação de funcionalidades como emissão de boletos, guias ou mesmo protocolos. “Estamos há dez anos atrasados em relação a outras prefeituras. No entanto, promovemos um processo licitatório para substituir o siste­ma usado pelo Recursos Humanos da Prefeitura e ainda neste ano outros setores serão contempla­dos”, frisa Leite.

Anúncios

Uma nova empresa foi contratada para a implan­tação do novo sistema. A previsão é que, em 120 dias, a prefeitura conte com esta atualização. Se­gundo Leite, estão previs­tas funcionalidades como o registro de protocolos e emissão de guias e bo­letos de pagamento (in­cluindo o IPTU e ISS).

Região implanta, gradativamente, a impressão pela internet

Em algumas cidades da região – como Avaré, Bauru e São Manuel – as prefeituras optaram pela implantação da impres­são remota dos boletos relativos a impostos. Em Bauru, o chamado “IPTU Digital” teve a adesão de 47.518 contribuintes, ou seja, 24,29% do total de imóveis tributáveis. Para quem optou pelo paga­mento via internet, re­cebeu 10% de desconto. Já os bauruenses que re­cebem o carnê impresso possuem 5% de desconto no pagamento à vista.

Avaré é outro exemplo de município que adotou a impressão por meio do site. Desde 2011, esta opção é oferecida aos contribuintes. Entre os 50 mil contribuintes ava­reenses, 20% optaram pelos boletos de forma digital. Há descontos para os pagamentos à vista nas versões impressas ou digital. A previsão é que o município arrecade R$ 27 milhões com o tributo sobre imóveis e terrenos.

Fonte: Jornal Leia Notícias – Por Flávio Fogueral

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Burjeel Holdings, líder em prover cuidados de saúde superespecializados na região do MENA, e a Response Plus Medical...

Categorias