Anúncios
Uma grande massa de ar seco predomina no estado de São Paulo nesta quinta-feira. O sol brilha forte em todas as áreas e não há expectativa de chuva. A temperatura na faixa leste sobe em relação à ontem e a sensação já será de um pouco de calor à tarde. Os índices de umidade do ar ficam baixos, em torno de 40% na Grande São Paulo nas horas mais quentes do dia. Pelo interior, os valores serão críticos, inferiores à 30% em muitas cidades. A recomendação é beber bastante água!
Na sexta-feira e no sábado a temperatura vai continuar em elevação por todo o estado e a sensação de calor aumenta. O ar continua muito seco e inibe a formação de nuvens carregadas. Portanto, até o sábado, último dia do mês de agosto, não tem mais previsão de chuva na capital paulista. Agosto, historicamente, é o mês que tem menos chuva na cidade de São Paulo. A média climatológica é de apenas 36 mm. Porém neste mês choveu apenas 3 mm aproximadamente na capital e como não tem mais previsão de chuva até dia 31 de agosto, já podemos dizer que agosto vai terminar com chuva cerca de 90% abaixo da média histórica.
Anúncios
Nos reservatórios que abastecem a Grande São Paulo a chuva também está abaixo da média para o mês, exceto no Sistema Rio Claro, que teve um pouco mais de chuva do que a normal climatológica. No entanto, a chuva acumulada em julho ficou bem acima da média, o que ajudou a encher os reservatórios, e de qualquer forma já se espera pouca chuva em agosto, portanto, mesmo com chuva abaixo da média neste mês, a situação dos nossos reservatórios é bem mais confortável do que no mesmo período de 2018.
Tempo muda no domingo
No domingo, primeiro dia de setembro, uma frente fria vai avançar rapidamente pelo estado e estimular a formação de áreas de instabilidade. O tempo muda! As nuvens aumentam já pela manhã no oeste e centro-sul palista, incluindo a capital, e pode chover a qualquer hora do dia. De forma geral, não são esperados volumes muito elevados. Nas demais áreas do estado as pancadas de chuva devem ter início a partir da tarde. Por causa desse excesso de nuvens, a temperatura diminui.
Anúncios
Fonte: Climatempo