20 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: 17 botucatuenses com Covid foram flagrados descumprindo o isolamento social

Anúncios

Instituída como forma de monitorar se os botucatuenses positivos com Covid-19 têm respeitado o isolamento doméstico obrigatório, a Operação Sentinela completou onze dias de atividades com mais de 370 visitas e dezessete boletins de ocorrência (BO) contra pessoas que desrespeitaram a ordem de quarentena.

A ação, feita em conjunto pela Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal (GCM) busca acompanhar o andamento do tratamento dos botucatuenses confirmados com o novo coronavírus e que não precisaram, em um primeiro momento, de internação hospitalar. Ao ter a identificação da enfermidade, as pessoas assinam um termo de compromisso se responsabilizando ao cumprimento da quarentena. Em caso de desrespeito, podem ser indiciadas criminalmente.

Anúncios

A GCM realizou 257 visitas no período compreendido entre 13 e 17 de julho, com a identificação de dez pessoas que descumpriram o isolamento doméstico. Ao todo, a Operação Sentinela realizou 373 visitas, com dezessete boletins de ocorrência lavrados para o cumprimento da determinação. Tais verificações ocorrerão em horários alternados, sem o conhecimento prévio das pessoas com a doença. Também ocorrerá o monitoramento do estado de saúde das mesmas e familiares.

A ação prosseguirá realizando visitas presenciais, das 8 às 21 horas, além de checagem por parte da Central Coronavírus. Em caso de descumprimento, a pessoa com covid-19 passará por inquérito policial sob acusação de crime contra a saúde pública. Pelo artigo 268 do Código Penal Brasileiro, esta infração prevê detenção, de um mês a um ano, e multa.

Anúncios

Conforme o boletim epidemiológico emitido na segunda-feira, 20 de julho, a Cidade tinha 1.009 casos positivos de coronavírus confirmados desde o início da pandemia. Ainda conforme o informe da Prefeitura, doze botucatuenses estão internados com a enfermidade em hospitais, enquanto que 271 pessoas encontram-se em isolamento doméstico para tratamento dos sintomas de síndrome gripal.

Em contrapartida, 706 botucatuenses recuperaram-se do coronavírus, correspondendo a cerca de 70% do total registrado.

Flávio Fogueral – Jornal Leia Notícias

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias