Bottas desbanca Hamilton e anota a primeira pole da carreira

Na noite quente de sábado no deserto, Valtteri Bottas desbancou o companheiro Lewis Hamilton e anotou a primeira pole da carreira, no GP do Bahrein de 2017. O finlandês aproveitou sua última volta rápida do Q3 e surpreendeeu ao anotar 1m28s769 e superar o britânico por 0s023. Sebastian Vettel ficou com o terceiro lugar, com Daniel Ricciardo em quarto e Kimi Raikkonen em quinto. Felipe Massa larga na oitava colocação, neste domingo.

Apesar do calor em Sakhir, a classificação deste sábado foi um banho de água fria em Hamilton e na dupla da Ferrari. No britânico, por ter interrompido sua busca ao recorde de pole de Senna (Ayrton tem 65, contra 63 de Hamilton). Na Ferrari, por ter ficado bem atrás da Mercedes do que esperava – e do que ficou nas duas primeiras provas do ano. Outras surpresas na classificação foram as eliminações de Sergio Pérez e Carlos Sainz ainda no Q1, bem como o avanço das duas Renaults ao Q3, com Nico Hulkenberg em sétimo e Palmer em décimo no grid de largada.

Q1 18:00 / 5 eliminados – Recuperado da lesão que sofreu antes do início da temporada, Pascal Werhlein foi um dos primeiros a ir para a pista. E logo na sua primeira volta já foi mais rápido que o companheiro Marcus Ericsson. Alonso, mais uma vez, conseguiu levar o frágil carro da McLaren ao Q2. Enquanto o novato da Force India, Esteban Ocon, avançou ao Q2, o veterano Sergio Pérez acabou ficando no Q1. Sainz, que geralmente se classifica entre os dez primeiros, também foi eliminado no Q1, por pane seca. Hamilton foi o mais rápido, com Verstappen em segundo, seguido de Raikkonen e Vettel.

Eliminados: Sainz, Vandoorne, Pérez, Ericsson e Magnussen

Q2 15:00/5 eliminados – Hamilton (1m29s535) e Bottas (1m29s555) foram os primeiros a anotar volta rápida. Ambos baixaram os tempos para a casa de 1m29, separados por apenas 0s020. Com algum problema em sua McLaren, Fernando Alonso sequer saiu dos boxes, e terminou a sessão em 15º. A surpresa do Q2 ficaram por conta das Renaults, que avançaram ao Q3, com Hulkenberg em quinto e Palmer em sexto. Repetindo as boas classificações, Grosjean também seguiu para a disputa da pole.

Eliminados: Kvyat, Stroll, Werhlein, Ocon, Alonso

Q3 12:00 – De cara, Bottas anotou um voltaço, com 1m28s844 e superou o recorde de tempo de pole no circuito do Bahrein. Mas Hamilton colocou ordem na casa e marcou 1m28s792 para subir ao topo. Mas no apagar das luzes, o finlandês fez 1m28s769 para anotar a sua primeira pole position da carreira. Quem também estragou a festa, desta vez a da Ferrari, foi Daniel Ricciardo, que se meteu entre Vettel (3º) e Raikkonen (5º), e larga em quarto.

Fonte: G1

Scroll Up