Anúncios
O Botafogo será o representante da Conmebol na Copa Intercontinental de 2024. Desde 2012, quando o Corinthians bateu o Chelsea, os sul-americanos não conquistam o troféu. Portanto, as casas de apostas legalizadas no Brasil já estão recebendo um grande fluxo de torcedores confiantes na performance do Glorioso. Será que, finalmente, a taça voltará para cá?
Pelo bom momento que vem vivendo e pelos jogadores que tem no elenco, o Botafogo chega com moral para a disputa. O primeiro adversário será o Pachuca, do México, na fase conhecida como Derby das Américas.
Anúncios
Se passar pelos mexicanos, o Glorioso vai encarar o Al-Ahly no play-off da final. Uma vitória levará os cariocas para a grande decisão contra o Real Madrid. Apesar de sempre entrar como favorita, a equipe merengue não vive seu melhor momento e já não conta com os craques de alguns anos atrás no elenco.
É claro que os espanhóis serão os favoritos em uma eventual final, mas por se tratar de apenas um jogo e pelo fato de o Botafogo ter grandes jogadores e estar bastante confiante, uma vitória carioca não seria nenhuma surpresa.
Anúncios
Título não vem desde 2012
A última vez que uma equipe brasileira – e sul-americana – venceu a Copa Intercontinental foi em 2012. Na ocasião, com um gol de Paolo Guerrero, o Corinthians bateu o favorito Chelsea.
Desde então, Atlético Mineiro, Grêmio, Flamengo, Palmeiras e Fluminense tentaram, sem sucesso, voltar com a taça para o Brasil.
O time que talvez tenha chegado mais perto foi o Flamengo, que assim como o Botafogo, também vivia uma grande fase em 2019. Comandado por Jorge Jesus, o Rubro-Negro venceu, naquele ano, o Campeonato Carioca, o Brasileirão e a Libertadores.
No entanto, na grande decisão da Copa Intercontinental, o Flamengo enfrentou o Liverpool, que também vinha muito bem, ao contrário do momento atual do Real Madrid.
Esperanças do alvinegro
O torcedor alvinegro deposita suas esperanças em jogadores como Luiz Henrique, Thiago Almada e Igor Jesus. Mas o elenco carioca conta com muitos nomes importantes, como Alex Telles, Savarino, Barboza, Bastos e Gregore. Além, é claro, de reservas de destaque: são os casos de Júnior Santos e Adryelson, por exemplo.
Portanto, embora o campeonato seja bastante difícil, o Botafogo tem bons motivos para sonhar com o título. Zebras, afinal, sempre podem acontecer. Foi assim que o São Paulo bateu o Liverpool em 2005, o Inter venceu o Barcelona em 2006 e o Corinthians levou a
melhor contra o Chelsea em 2012.
Sem dúvidas a recente conquista do Brasileirão dá ainda mais moral para o Botafogo ir para a disputa da Copa Intercontinental.
Mas antes de pensar em uma decisão contra o Real Madrid, o Glorioso terá de ser preparar para os adversários que terá pelo caminho. Afinal, outros brasileiros já acabaram caindo antes da final, e a verdade é que não se pode menosprezar as equipes mexicanas e as do mundo árabe.
Mundial de Clubes 2025
O título desta edição da Libertadores, além de conceder ao Botafogo a vaga na Copa Intercontinental 2024, também garantiu a vaga dos cariocas no Mundial de Clubes de 2025.
No entanto, é possível que, para a segunda competição, o Glorioso tenha mudanças no elenco. Nomes como Luiz Henrique e Thiago Almada têm sido cotados para sair, mas John Textor já disse que, se isso acontecer, haverá reposição à altura.
Os próximos tempos para o Botafogo, portanto, serão bastante agitados. O clube vive sua melhor fase e terá muitas competições importantes para disputar.
A próxima delas é a Copa Intercontinental, e a expectativa é de que, após mais de uma década, o troféu possa voltar para o Brasil.