26 de dezembro, 2024

Últimas:

Bombeiros suspendem buscas por casal que desapareceu após ser atingido por cabeça d’água em trilha no litoral de SP

Anúncios

O Corpo de Bombeiros suspendeu por tempo indeterminado, nesta terça-feira (20), as buscas por um casal que desapareceu após ter sido atingido por uma cabeça d’água [aumento repentino do nível de um rio devido às chuvas] ao retornar de uma trilha em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Marli Valadão, de 32 anos, e José Jackson, de 25, estão desaparecidos desde 4 de dezembro.

Em nota, a corporação informou que no período de buscas foram utilizadas todas as ferramentas e métodos disponíveis, além de ter empenhado 102 homens e mulheres dos 4° e 6° Grupamento de Bombeiros, Grupamento de Ações em Emergências e Desastres (GAED), canil e Comando de Aviação da Polícia Militar.

Anúncios

Segundo o comunicado, as buscas foram realizadas ao longo dos 89,2 Km de extensão do rio Itanhaém com equipes que se revezaram por 16 dias, incluindo dois cães do canil do Corpo de Bombeiros, drones e aeronaves, usadas tanto para buscas quanto para o transporte das equipes que foram infiltradas e extraídas das áreas de maior dificuldade de acesso.

Os bombeiros ressaltaram que vão manter contato constante com gestores do parque e comunidades indígenas residentes da região para, caso necessário, retornar ao local.

Anúncios

Casal desapareceu após ser atingido por cabeça d'água e arrastado por correnteza durante trilha em Itanhaém, SP — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Casal desapareceu após ser atingido por cabeça d’água e arrastado por correnteza durante trilha em Itanhaém, SP (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

Desaparecidos

A irmã da mulher que desapareceu disse que Marli dos Anjos Valadão, de 32 anos, comentou com a mãe que seria a última vez que ela faria essa trilha. “Seria a última vez que ela faria nesse local porque queria fazer trilhas menores. Essa era muito extensa”, disse a vendedora Marcele dos Anjos de Souza, de 35.

Ela contou que a irmã nasceu em Diadema (SP), mora na capital paulista com a filha de 15 anos e trabalha também como vendedora. “Ela já fez outras trilhas, minha irmã sempre gostou da natureza, de admirar a lua e andar de patins nos parques”.

Além dela, José Jackson de Alencar, de 25 anos, também desapareceu durante a trilha. O pai dele afirmou que o acidente ocorreu no momento em que o filho ajudava a mulher a atravessar uma ponte sobre um rio, uma vez que ela teria paralisado.

José Sivaldo Alencar, de 55 anos, afirmou que o filho conheceu a mulher durante a trilha no último domingo (4). “Estavam em oito pessoas e o acidente ocorreu na travessia [da ponte]. Ele foi atravessar e a moça travou no meio do riacho. Ele foi socorrê-la com um outro amigo, veio a tromba d’água e acho que estourou a corda que eles estavam presos”.

Entenda o caso

Oito pessoas passavam por uma ponte desativada sobre um rio quando o fenômeno cabeça d’água [aumento repentino do nível do Rio Itanhaém devido as chuvas] aconteceu e ocasionou o acidente. As imagens acima mostram o resgate das vítimas e a busca pela dupla levada pela correnteza.

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, André Elias, as oito pessoas começaram a trilha no domingo (4), sentido a cachoeira da usina, na Zona Sul de São Paulo. O grupo pernoitou no local e retornou na segunda-feira (5).

Bombeiros buscam casal que desapareceu após ser atingido por cabeça d'água em trilha em Itanhaém  — Foto: Divulgação/Corpo de bombeiros
Bombeiros buscam casal que desapareceu após ser atingido por cabeça d’água em trilha em Itanhaém (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Durante o trajeto de volta, por volta das 15h, eles passaram por uma ponte desativada sobre o Rio Itanhaém, quando começou a chover.

“As pessoas foram surpreendidas por uma cabeça d’água, ou seja, aumento repentino no volume do rio. Duas dessas pessoas, um homem e uma mulher, foram levados pela correnteza”, disse Elias.

O capitão afirmou que os bombeiros foram acionados por volta das 17h. Seis das oito pessoas que faziam parte do grupo foram resgatadas durante a madrugada, e as duas vítimas levadas pelo rio são consideradas desaparecidas. Os profissionais realizam buscas para localizar o casal.

Bombeiros buscam casal que desapareceu após ser atingido por cabeça d'água em trilha em Itanhaém — Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros
Bombeiros buscam casal que desapareceu após ser atingido por cabeça d’água em trilha em Itanhaém (Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, definiu nesta quinta-feira (26) as regras para o uso obrigatório...

Categorias