16 abril, 2024

Últimas:

Bombeiros encontram corpo de Barney, cão que trabalhou em Brumadinho e morreu durante buscas em SC

Anúncios

O corpo do cão Barney, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, foi encontrado por volta das 11h, deste domingo (5), em um rio em Sangão, no Sul do estado. Segundo informações da corporação, o animal foi levado pela correnteza depois de ter entrado na água durante buscas por um homem de 60 anos desaparecido, no Rio Urussanga em Içara, e não voltou mais à superfície na sexta-feira (3). Ele tinha 2 anos, atuava em resgates na terra e na água.

De acordo com os bombeiros, durante a operação, foram vasculhados locais com acúmulo de lixo e galhos de árvores, até que, em uma certa altura do rio aproximadamente 1,5 km afastado do local em que o cão submergiu. Ele foi encontrado boiando, preso em galhos de árvores na marginal direita do rio. O corpo do animal foi coletado da água, transportado até Içara.

Anúncios

Trecho do rio que o cão foi localizado pelos bombeiros — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação
Trecho do rio que o cão foi localizado pelos bombeiros (Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)

Uma cerimônia de despedida está marcada para a segunda-feira (6), às 11h, no Garden Pet, crematório de animais, em São José, na Grande Florianópolis. As corporações, comandantes e treinadores também prestaram homenagens pelas redes sociais.

De acordo com a instituição, o soldado BM Rangel, tutor de Barney, está abalado com a morte do cão e a corporação ofereceu apoio psicológico.

Anúncios

View image on Twitter
Cão Barney, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, morreu durante buscas em Içara (Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)

“Nesta tarde foi localizado o corpo do cão Barney, falecido em serviço no dia 03 Maio 2019. Neste difícil momento, registramos nosso profundo pesar e lamentamos esta irreparável perda para o Sd BM Rangel, binômio, e toda a comunidade de cinotécnia do CBMSC. Fiquem com Deus!!!”

Buscas por desaparecido

Na sexta-feira, Barney atuava junto de seu tutor na busca de homem de 60 anos desaparecido em Içara. Ao adentrar no rio para apontar uma possível vítima, o cão submergiu e não retornou. Os trabalhos contaram com botes, drone e mergulhadores. As buscas seguiram até a noite deste domingo, mas até esta publicação, o homem não foi localizado.

Segundo os bombeiros, ele desapareceu há alguns dias e as buscas estavam sendo feitas com drones e por terra. Após receberem a informação que a bicicleta deste homem foi vista boiando em um rio da região, iniciaram as buscas começaram no local com auxílio do cão.

Rotina de treinamentos e brincadeiras

Cão Barney com seu condutor, soldado Rangel — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Cão Barney com seu condutor, soldado Rangel (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

O animal era um dos dez cachorros que o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina possui para operações. Em fevereiro, ele atuou no resgate das vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho (MG).

Segundo o tenente Ian Triska, da comunicação dos bombeiros, o Barney teria ficado preso aos entulhos que estavam no rio, e acabou se afogando.

“Foi uma tragédia o que aconteceu. O trabalho do cão nunca é pular na água, nadar, ele late e aponta a área que vai fazer a busca. Mas, cada cão tem um temperamento, ele ficou excitado ao sentir algum odor na água e pulou. Como tinha muita coisa na água, lixo e troncos, ele não conseguiu sair. Inclusive, para ele, fazer uma busca é brincadeira, e acabou ficando preso no lixo. Estamos muito triste e estamos sentindo muito, pois nós cuidamos muito dos cães”, lamentou Triska.

O labrador tinha dois anos e uma rotina que envolvia treinamento, mas também reservava espaço para brincadeiras. Ele nasceu no dia 1° de novembro de 2015 e é neto de Ice, o primeiro cão a atuar como salva-vidas em Santa Catarina.

Fonte: G1

Últimas

Lenovo abraça a era dos PCs com IA com os novos desktops ThinkCentre equipados com processadores AMD Ryzen PRO Série 8000 para desktops

16/04/2024

Dispositivos robustos corporativos de última geração com recursos de IA ideais até mesmo para os locais...

Categorias