19 abril, 2024

Últimas:

Bolsonaro vai receber título de cidadão honorário de cidade italiana de seu bisavô

Anúncios

Apesar de protestos de ativistas e até grupos religiosos, que se opunham à homenagem, foi aprovada nesta segunda-feira (25) a concessão da cidadania honorária da cidade italiana de Anguillara Veneta (foto) ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

A proposta foi feita pela prefeita, Alessandra Buoso, do partido de ultradireita Liga, que justifica que um bisavô de Bolsonaro nasceu ali, e recebeu nove votos a favor, três contra e uma abstenção na Câmara Municipal, de acordo com a agência italiana de notícias Ansa.

Anúncios

Uma petição online com mais de 2.600 assinaturas reivindicava que a honraria não fosse concedida.

O presidente deve receber o título pessoalmente durante sua viagem à Itália, na próxima semana. Ele irá ao país para participar da Cúpula do G20, em Roma, nos dias 30 e 31 de outubro, acompanhado dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e das Relações Exteirores, Carlos França.

Anúncios

Segundo a Deutsche Welle, ele deve estar em Anguillara Veneta no dia 1º de novembro. Além do titulo de cidadão honorário, o presidente também deve visitar o cartório local, onde estão os registros de seus antepassados.

Segundo o deputado ítalo-brasileiro Luis Roberto Lorenzato, também da Liga, a ideia de conceder o título surgiu após brasileiros terem contatado autoridades da cidade e informado que pesquisas indicaram que o presidente brasileiro era descendente de um habitante de Anguillara Veneta que migrou para o Brasil.

“Pavimentada a possibilidade de uma visita diplomática brasileira, de comum acordo entre as partes, como sinal de reconhecimento, pensou-se em conferir a cidadania honorária”, diz uma nota divulgada pelo deputado em redes sociais.

A proposta da prefeita foi assinada no dia 20, mesmo dia em que o Senado brasileiro apresentou o relatório final da comissão da CPI da Pandemia, que atribuiu nove crimes a Bolsonaro, incluindo crime contra a humanidade.

Questionada sobre o assunto, a política italiana disse que não estava ciente, de acordo com a Deutsche Welle. Ela afirmou que a homenagem não tem motivação política. “Pensei nas pessoas do meu país que migraram para o Brasil e construíram uma vida até chegar à Presidência, levando o nome de Anguillara Veneta para o mundo”, disse Buoso em entrevista à Ansa.

A cidade, a 80 quilômetros de Veneza, tem apenas 4 mil habitantes.

Indignação

A homenagem provocou indignação em parte da classe política local. Antes da votação desta segunda-feira, a parlamentar Vanessa Camani, integrante da assembleia legislativa regional do Vêneto, lançou uma campanha nas redes sociais contra o título de cidadão a Bolsonaro.

“Não à cidadania a um racista, misógino e negacionista”, afirma ela, que é membro da direção nacional do Partido Democrático (PD), de centro-esquerda.

A homenagem à nomeação também foi alvo de críticas de grupos religiosos e ativistas antibolsonaristas na Itália. Em carta à prefeita de Anguillara Veneta, padres missionários italianos baseados no Brasil se dizem “ofendidos, entristecidos e desconcertados”.

“Como cidadãos italianos que trabalham no Brasil há anos a serviço do povo brasileiro e da Igreja Católica brasileira (somos missionários, religiosos e ‘Fidei Donum’), nos sentimos profundamente entristecidos e desconcertados. Nós nos perguntamos sobre quais méritos? Como um homem que durante anos, e continuamente, desonra seu país pode receber honra na Itália?”, diz o texto.

Fonte: G1

Últimas

O Banco Popular lança uma nova campanha ‘We Follow Your Rhythm’ e introduz a marca sonora

18/04/2024

Anúncios Porto Rico é uma reconhecida plataforma global de talentos musicais, com uma variedade de ritmos...

Categorias