29 março, 2024

Últimas:

Bolsonaro e Trump se encontram nos Estados Unidos

Anúncios

Os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump se encontraram na noite deste sábado (7). Os dois jantaram no resort de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida.

Antes do jantar, Trump e Bolsonaro apareceram brevemente. O presidente norte-americano disse que os dois líderes têm uma boa relação e afirmou que os Estados Unidos sempre vão “ajudar o Brasil”.

Anúncios

Questionado se os EUA podem impor tarifas sobre produtos brasileiros, Trump afirmou que não faz promessas.

Bolsonaro e Trump antes de jantar neste sábado (7) em Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida. — Foto: AP Photo/Alex Brandon
Bolsonaro e Trump antes de jantar neste sábado (7) em Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida (Fotos: Reprodução)

Em nota, a Casa Branca informou que os dois presidentes discutirão oportunidades para restaurar a democracia na Venezuela, o processo de paz no Oriente Médio, políticas comerciais e investimentos em infraestrutura.

Anúncios

Ainda existe a possibilidade de Trump e Bolsonaro aproveitarem o encontro para assinar acordos na área militar.

Bolsonaro chegou aos Estados Unidos por volta das 17h40. Ele fará uma visita de quatro dias ao estado da Flórida.

Aproximação

Bolsonaro faz a quarta viagem aos EUA – a primeira em 2020 – desde que assumiu a Presidência da República. Também será o quarto encontro com Trump.

Em março, Bolsonaro foi recebido pelo presidente norte-americano na Casa Branca. Os dois líderes tiveram outros encontros em junho, no Japão, e na Assembleia Geral da ONU, em setembro em Nova York.

Desde a campanha eleitoral, Bolsonaro defende o fortalecimento das relações com os EUA. Fã declarado de Trump, ele elogia o presidente norte-americano e defende sua reeleição neste ano.

Desde a posse de Bolsonaro,

  • Brasil e EUA assinaram um acordo para o lançamento de satélites e foguetes na base de Alcântara (MA)
  • Brasil liberou a entrada no país sem visto de turistas dos EUA
  • EUA apoiaram a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
  • Departamento de Comércio dos EUA anunciou a saída do Brasil da lista de países em desenvolvimento
  • Trump anunciou sobretaxa ao aço e alumínio do Brasil, porém voltou atrás após pedido do governo brasileiro

Venezuela

Brasil e Estados Unidos estão entre os países que não reconhecem o governo de Nicolás Maduro na Venezuela. As duas nações apoiam o líder opositor Juan Guaidó.

Na última quinta-feira (5), o governo brasileiro determinou a remoção de diplomatas e funcionários que atuam embaixada em Caracas e nos consultados na capital e em Ciudad Guayana, além do vice-consulado, em Santa Elena do Uairén.

O Planalto espera que o governo Maduro adote o mesmo procedimento em relação aos diplomatas que atuam na embaixada do país em Brasília.

Agenda na Flórida

Além do encontro com Trump, a agenda de Bolsonaro reserva até terça-feira (10) compromissos com militares, empresários e brasileiros que residem na Flórida.

Segundo o porta-voz do Planalto, Otávio do Rêgo Barros, a viagem tem a intenção de “reforçar os vínculos” do Brasil com o estado norte-americano, onde vivem cerca de 400 mil brasileiros. Ainda de acordo com o Planalto, a primeira-dama Michelle Bolsonaro acompanha o presidente na viagem.

A comitiva terá os seguintes ministros:

  • Ernesto Araújo (Relações Exteriores)
  • Fernando Azevedo e Silva (Defesa)
  • Bento Albuquerque (Minas e Energia)
  • Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Comunicações)
  • Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional)

Bolsonaro visitará no domingo (8) as instalações militares do Comando Sul (U.S. Southern Command). O comando responde por ações das Forças Armadas de planejamento, operações e cooperação de segurança na América Central, América do Sul e Caribe.

Já na segunda (9),o presidente participará do Seminário Empresarial Brasil-Estados Unidos e deverá se encontrar com a comunidade brasileira na Flórida em um auditório de Miami.

Antes de retornar a Brasília, Bolsonaro estará na terça (10) em uma conferência internacional Brasil-Estados Unidos e visitará uma fábrica da Embraer em Jacksonville.

Fonte: G1

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias