26 abril, 2024

Últimas:

Boituva usa ‘túnel de desinfecção’ para combater o coronavírus

Anúncios

A prefeitura de Boituva (SP) começou a usar um túnel inflável para desinfecção no combate ao coronavírus. Nesta quinta-feira (9), a estrutura foi instalada na rodoviária da cidade com a proposta de desinfectar pessoas que passam por ele.

A cidade contabiliza, até a manhã desta quinta-feira (9), dois casos confirmados, duas mortes e outros oito casos suspeitos.

Anúncios

O túnel inflável usa um sistema de pulverização com ozônio aquoso. Segundo a prefeitura, em contato com o produto, no momento em que é pulverizado durante a passagem pelo túnel, as pessoas ficam protegidas de contaminação e proliferação do vírus no período de uma hora e meia.

O sistema pulveriza o ozônio umedecido para atingir a parte superficial do corpo, como roupas, acessórios e calçados.

Anúncios

O túnel tem aproximadamente 3 metros e é preciso que a passagem seja de forma lenta, cerca de 15 segundos, para garantir a eficácia da aplicação.

Segundo informações da prefeitura, “o ozônio é 100% seguro e não traz nenhum risco para a saúde, não tem efeitos colaterais e é eficiente na neutralização do vírus. O ozônio é um produto sanitizante e terapêutico”.

Prefeitura de Boituva instala túnel de desinfecção na cidade com objetivo de conter avanço do novo coronavírus — Foto: Prefeitura de Boituva/Divulgação
Prefeitura de Boituva instala túnel de desinfecção na cidade com objetivo de conter avanço do novo coronavírus (Fotos: Prefeitura de Boituva/Divulgação)

O túnel foi doado por empresários e não teve custos ao município. A empresa responsável pelo túnel possui autorização da Vigilância Sanitária para exercer a atividade.

O túnel de desinfecção ficará na rodoviária de Boituva até sexta-feira (10), das 9h às 17h. Outros espaços públicos da cidade também devem receber a ação.

Além do túnel, equipes da saúde municipal também fazem aferição da temperatura, para auxiliar no combate ao coronavírus.

Prefeitura de Boituva instala túnel de desinfecção na cidade com objetivo de conter avanço do novo coronavírus — Foto: Prefeitura de Boituva/Divulgação
Prefeitura de Boituva instala túnel de desinfecção na cidade com objetivo de conter avanço do novo coronavírus (Foto: Prefeitura de Boituva/Divulgação)

Risco

De acordo com a médica infectologista Carolina Malavazzi, o ozônio tem alta eficácia germicida contra organismos patogênicos, como bactérias, protozoários e vírus. No entanto, o ozônio medicinal como defesa contra o coronavírus ainda não foi comprovado.

“Não significa que não possua eficácia, mas sim que ainda não temos estudos clínicos, então não podemos afirmar que seu uso é eficaz no combate ao coronavírus”, diz.

Malavazzi pontua que, se aplicado em doses excessivas, o ozônio pode provocar de problemas respiratórios e pode até causar a morte.

“Pessoas com uma deficiência relacionada à enzima G6PD não podem fazer uso de ozonioterapia, pois ela tende a causar a destruição em massa das hemácias, células do sangue cuja função no organismo é transportar oxigênio.”

Segundo ela, na China há um estudo em andamento que avalia os resultados do tratamento com ozônio contra a Covid-19, mas a orientação foi reagir com prudência e aguardar a publicação dos resultados. “Até o momento esse tipo de procedimento não deveria ser utilizado.”

Fonte: G1

Últimas

Botucatu: Obituário 26 de abril de 2024

26/04/2024

Anúncios Ravi Silveira Barbosa – 0 anos Sepultamento Cemitério Jardim 26/04/24 às 16h30 Sem velório Anúncios...

Categorias