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O Banco Nacional de Desenvolvimento do Brasil (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 500 milhões para a Eve Air Mobility, ligada à Embraer, instalar a fábrica do ‘carro voador’ em Taubaté, no interior de São Paulo.
O acordo foi anunciado na manhã desta terça-feira (15) pela Eve, que aguarda a aprovação dos eVTOLs – sigla em inglês para ‘veículo elétrico de pouso de decolagem vertical’ – pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas já está preparada para começar a produção em série.
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A estimativa da Eve é de que até 480 ‘carros voadores’ sejam produzidas por ano na fábrica de Taubaté. A empresa planeja fazer a produção de forma escalonada, em quatro fases, para acompanhar o crescimento do mercado.
A fábrica vai funcionar em uma unidade que já pertence à Embraer. A expectativa é que a entrega dos primeiros modelos de eVTOLs comece em 2026. Quando estiver operando com a capacidade máxima, a empresa deve contar com cerca de 1 mil funcionários.
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Em entrevista para a TV Vanguarda, Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, disse que uma das condições para o financiamento para a Embraer foi a instalação da fábrica no Brasil.
“O acordo é: a fábrica fica em Taubaté, os empregos serão aí, é emprego de qualidade, de tecnologia, engenharia, é muito importante adensar esse Parque Tecnológico do Vale do Paraíba”, disse.
Em 2022, já havia sido aprovada uma linha de crédito de R$ 490 milhões para apoiar o programa de desenvolvimento do eVTOL da Eve. Agora, o novo acordo de financiamento é focado na estruturação da fábrica e foi estabelecido por meio de subcréditos de fontes nacionais e internacionais, incluindo os fundos em moeda estrangeira do banco. O prazo de quitação do financiamento é de 16 anos.
Segundo a Eve, o acordo reforça o compromisso do BNDES em apoiar projetos da indústria de mobilidade aérea urbana e da descarbonização na aviação.
Com quase três mil encomendas, os eVTOLs da Embraer passam por um processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por supervisionar as atividades da aviação civil no Brasil.
De acordo com a Embraer, ao todo, foram realizadas 2,9 mil encomendas de eVTOLs de 30 clientes em 13 países, representando um potencial de US$ 14,5 bilhões em receita.
“Nossa missão é de reimaginar as conexões humanas, entregando um veículo que vai poder justamente reimaginar e criar uma nova mobilidade área urbana”, disse Johann Bordais, CEO da Eve.
O modelo de carro voador proposto pela empresa da Embraer tem asas fixas e oito motores, além de um motor traseiro que vai impulsionar o veículo aéreo. Dentro da aeronave, há espaço para o piloto e mais quatro passageiros.
A autonomia do eVTOL da Eve, ou seja, o tempo que a aeronave é capaz de permanecer em voo com o combustível disponível em seus tanques, é de 100 quilômetros.
‘Carro voador’ da Embraer
Os carros voadores se assemelham, na estrutura, aos helicópteros, mas são feitos para viagens de curta distância, dentro de uma mesma cidade ou para cidades próximas. Outra característica comum dos eVTOLs é o motor elétrico. Os helicópteros são abastecidos com querosene ou gasolina. Também há diferenças nas asas, que podem ser fixas no carro voador, e no tipo de hélice.
Por enquanto, não há um regulamento específico para os “eVTOLs”, já que o modelo é novo na aviação. Portanto, de acordo com a Anac, os critérios de aeronavegabilidade usados para o “carro voador” da Embraer terão como base os requisitos contidos no Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC).
Como o tema dos eVTOLs ainda é considerado como ‘futurista’ para muitas pessoas. Leia abaixo as principais respostas da inovação até o momento.
Como serão as viagens?
De acordo com a Eve, os ‘carros voadores’ terão alcance máximo de 100 quilômetros e vão reduzir as viagens intraurbanas de uma hora para 15 minutos (atendem 99% dos trajetos interurbanos).
Esse é o principal objetivo da inovação, além de tornar os voos urbanos mais acessíveis à população.
Em relação a um helicóptero, o carro voador terá menor custo operacional, de manutenção e menor emissão de ruído. Por se tratar de um veículo elétrico, terá também zero emissão de CO2.
Onde serão operados?
Segundo a empresa, os operadores (clientes que adquirirem o produto) vão oferecer voos em trajetos específicos, como transporte para aeroportos e para vertipotos (um tipo de heliponto). Além disso, há previsão de voos turísticos.
Até o momento, a expectativa é que São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Francisco – nos Estados Unidos – sejam os primeiros locais e receber os ‘carros voadores’. Além disso, há também clientes na Noruega, Austrália, Kenya, Dubai e Reino Unido.
Quanto vai custar?
A estimativa da empresa é que o preço de uma viagem fique mais próximo ao de uma viagem de carro por aplicativo do que um voo feito por helicóptero, que tem custo considerado alto.
De acordo com a Eve, a proposta é justamente democratizar os voos urbanos, proporcionando acesso maior às pessoas.
Um estudo de operação realizado pela empresa praticou um preço a partir de R$ 99 para uma viagem entre a Barra da Tijuca e o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
Quem são os clientes?
A Eve explicou que os clientes são diversificados e, no momento, tem cartas de intenções para até 2.900 eVTOLs para operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados.
Por enquanto, o objetivo é que o produto seja oferecido apenas para empresas voltados a serviços de transporte, e não para uso privado.
Qual a capacidade de ocupação?
Os “carros voadores” da empresa terão lugar para quatro passageiros e um piloto.
Por que é chamado de carro voador?
Os eVTOLs são popularmente chamados como “carros voadores” por conta da proposta de integrá-los a mobilidade urbana e, como o transporte terrestre, conectar as comunidades do ponto A ao ponto B.
A empresa explica que o serviço poderá ser oferecido por meio de aplicativos de compartilhamento, como os de corrida de carro.
As pessoas poderão, por exemplo, comprar um assento em um determinado trajeto que será oferecido por um operador.
Fonte: G1