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Uma das datas que tem conquistado o consumidor brasileiro, a Black Friday tem perspectivas positivas de faturamento na edição de 2019. Para tanto, o comércio botucatuenses adota horário diferenciado nesta sexta-feira, 29, funcionando das 9h às 22 horas.
A tendência é que a data se consolide como uma das que mais movimentam o comércio, seja na modalidade online, quanto física. Segundo a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), as vendas na edição 2018 tiveram crescimento de 9,40% em comparação com o ano anterior. Isso representou vendas totais de R$ 3,05 bilhões no e-commerce e de R$ 450 milhões nas vendas em lojas físicas.
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A perspectiva é que as vendas cresçam 4% em comparação com a edição de 2018, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC. O estudo considerou ainda que pode haver equivalência nas vendas por meios físicos ou digitais. O otimismo para a data é a retomada do consumo, expansão do crédito e o incremento de dinheiro na economia, por meio da liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) por parte do governo.
A pesquisa aponta que o valor médio a ser gasto por brasileiro nesta edição da Black Friday é de R$ 1.132, sendo roupas e eletrônicos os produtos preferidos, seguidos por eletrodomésticos e telefones celulares.
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Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Botucatu, Emílio Angella Neto, a Black Friday tem se tornado uma das datas mais representativas para o comércio, seja físico ou no e-commerce. “A Black Friday é uma data que aos poucos foi se consolidando no gosto do brasileiro e hoje não dá para imaginar o varejo sem esse incremento. Seja grandes redes de lojas ou mesmo as mais modestas, os comerciantes colocaram a data como uma das mais significativas no faturamento”, salienta.
Segundo ele, será possível ter uma prévia das vendas do Natal, período de maior volume de vendas no comércio, justamente em um ano de recuperação da economia e de equalização de problemas locais pontuais, como a confirmação do pagamento do 13º dos servidores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e de outras esferas do serviço público e da iniciativa privada. “Após três anos apresentando dificuldades em vendas, devido a problemas de esfera econômica, o comerciante percebe certo otimismo no consumidor em comprar presentes de maior valor. Para completar o cenário, temos a confirmação do pagamento do 13° salário pela a Unesp, por exemplo, que dará um incremento maior ao comércio”, frisa Angella Neto.
A Black Friday, nos moldes como ocorre atualmente, surgiu nos Estados Unidos, na década de 90 e foi adotada como uma grande liquidação em diversos setores do comércio a fim de limpar estoques e preparar as lojas para o Natal. No Brasil, a promoção chegou em 2010, de forma tímida, crescendo gradativamente a cada edição, com incorporação de promoções em diversos setores, seja no próprio comércio, além de empresas prestadoras de serviços.
Dicas para aproveitar
a Black Friday
Para as empresas
1) Crie promoções reais na black friday
Aquela história de fazer “metade do dobro do preço” não funciona mais. A cada edição da Black Friday, o consumidor – e o Procon – está cada vez mais ligado para não cair em armadilhas. Para não ficar longe da realidade, faça uma pesquisa de mercado na concorrência, veja por quanto estão oferecendo os produtos e tente se enquadrar nos preços praticados.
2) Prepare a equipe
Se você tiver uma loja física, é preciso ter uma equipe bem preparada e com conhecimento sobre os produtos que oferece. O atendimento pode ser fator determinante para o sucesso da sua loja durante a Black Friday, por isso, você deve proporcionar sempre o melhor aos seus clientes.
Para o consumidor
1) Faça uma lista de desejos
Fique atento e saiba diferenciar o que você precisa do que você quer. Isso ajuda a determinar valores e priorizar os gastos.
2) Estabeleça um limite de gastos
É importante calcular o quanto você pode gastar. Compras realizadas no impulso de uma “oferta imperdível” podem prejudicar suas finanças.
3) Cuidados aos sites
maliciosos
As compras online só devem ser feitas em sites seguros e confiáveis, de preferência que tenham cadeado no endereço eletrônico da loja. Isso deve ajudar a evitar sites maliciosos que estão tentando obter informações pessoais.
4) Exija comprovantes
Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra.
Jornal Leia Notícias – Por Flávio Fogueral
Fontes: Sebrae e Fundação Procon