Anúncios
Dom Celso Alexandre ingressou no Seminário Arquidiocesano de São José, em Botucatu, e agora assume missão na Arquidiocese de São Paulo
A nomeação de dois novos bispos auxiliares para a Arquidiocese de São Paulo pelo papa Leão XIV tem ligação direta com Botucatu. Um dos escolhidos, dom Celso Alexandre, iniciou sua formação religiosa no município.
Anúncios
Natural de Chavantes, dom Celso, de 58 anos, ingressou no Seminário Arquidiocesano de São José, em Botucatu, em 1991, dando início à sua trajetória vocacional. Posteriormente, realizou estudos filosóficos em Marília e formou-se em Teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo.
Ordenado presbítero em fevereiro de 1999, na Diocese de Lins, ele atuou como pároco em seis paróquias das regiões sudoeste e oeste paulista, com destaque para a Diocese de Ourinhos, onde também exerceu funções ligadas à Pastoral e a movimentos como a Renovação Carismática e os Cursilhos de Cristandade. Antes da nomeação episcopal, era pároco da Catedral e coordenador da Pastoral em Ourinhos.
Anúncios
A posse dos novos bispos auxiliares ocorreu no último domingo (15), em missa solene na Catedral da Sé, presidida pelo cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano. Durante a celebração, os nomeados receberam a provisão como vigários gerais e episcopais nas regiões onde atuarão. Dom Celso ficará responsável pela região episcopal de Ipiranga.
Durante a cerimônia, o arcebispo agradeceu ao papa Leão XIV pela nomeação e destacou a importância dos novos auxiliares para a arquidiocese, que celebra 280 anos de criação. Ao final da missa, dom Celso dirigiu-se aos fiéis, afirmando que assume a missão com alegria e propósito de continuar servindo à Igreja.
O outro nomeado foi dom Márcio Antonio Vidal de Negreiros, de 68 anos, natural de Dois Córregos. Ele será responsável pela região episcopal de Santana.
Para a comunidade católica de Botucatu, a nomeação de dom Celso representa um marco, já que sua caminhada no ministério teve início justamente no Seminário Arquidiocesano de São José, no município.
Por Leia Notícias