Anúncios
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, concedeu neste sábado (11) a Medalha Presidencial da Liberdade ao Papa Francisco. A medalha, maior honraria civil dos EUA, foi presenteada em caráter de distinção ao líder mundial da Igreja Católica.
“Hoje, o presidente Biden conversou com Sua Santidade o Papa Francisco e o nomeou como destinatário da Medalha Presidencial da Liberdade com Distinção. (…) Esta é a primeira vez que o presidente Biden concede a Medalha Presidencial da Liberdade com Distinção”, afirmou a Casa Branca em comunicado.
Anúncios
Biden também destacou que Francisco é o primeiro papa do hemisfério sul e, por isso, ele é único, “diferente de todos os que vieram antes dele”. “Acima de tudo, ele é o Papa do Povo – uma luz de fé, esperança e amor que brilha intensamente pelo mundo”, disse o comunicado.
Biden não entregou pessoalmente a medalha ao papa porque ele precisou cancelar sua viagem a Roma por conta do incêndio histórico que atingiu Los Angeles, com múltiplos focos ardendo pela cidade desde terça-feira (7).
Anúncios
Segundo a Constituição do país, a Medalha Presidencial da Liberdade é concedida a pessoas ou grupos que fizeram contribuições exemplares para a prosperidade, os valores ou a segurança dos EUA; a paz mundial ou outras iniciativas significativas na sociedade, seja no âmbito público ou privado.
Entre 1963 e 2025, a honraria foi concedida 672 vezes a 669 indivíduos e um grupo (a equipe de operações da Missão Apollo 13), segundo o Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA. Duas pessoas (Ellsworth Bunker e Colin Powell) receberam a medalha duas vezes.
No entanto, o Papa Francisco é apenas a 27ª pessoa a ser condecorada com distinção. O próprio Joe Biden já recebeu a Medalha da Liberdade e também com distinção, em 2017, pelo então presidente Barack Obama.
Personalidades influentes em diversas áreas, como Lionel Messi, Hillary Clinton, Magic Johnson e George Soros, foram presenteados com a honraria no último sábado (4).
Fonte: G1