Anúncios
O parque Beto Carreiro World (BCW) anunciou o fechamento de seu zoológico, conhecido como Mundo Animal. O espaço, fundado em 1992, chegou a ter mais de mil animais de 237 espécies. Recentemente, abrigava apenas algumas girafas e um elefante.
“Após 32 anos intensos de muito amor, dedicação e compromisso com a preservação das espécies, hoje, nos despedimos do Mundo Animal, uma de nossas áreas mais icônicas. Um espaço que nasceu do profundo respeito e carinho que o saudoso Beto Carrero tinha pelos animais”, escreveu a empresa nas redes sociais.
Anúncios
A decisão, conforme relatado, foi tomada após um longo entendimento de que os animais precisam de um ambiente mais próximo ao seu habitat natural. “O BCW apoia instituições sérias e reconhece a necessidade de repensar a relação com o meio ambiente e com as espécies que nele habitam. A despedida do Mundo Animal é um capítulo que, embora chegue ao fim, o amor e cuidado pelos animais permanecerão na essência e na história do parque”, diz a postagem.
No vídeo que acompanha o anúncio, a empresa destaca que, com o passar dos anos, o parque foi se adaptando às novas exigências de bem-estar animal e, agora mostra seu compromisso com o futuro.
Anúncios
“Nós não trabalhamos em um zoológico aqui, nós trabalhamos em um parque multitemático. Então, nós temos aqui shows, a gente tem aqui brinquedos, a gente tem aqui muitas atrações que talvez não combinem com a manutenção dos animais”, afirma Katia Cassaro, bióloga e coordenadora do Mundo Animal.
Segundo ela, a decisão foi bem pensada. “Esta situação já vem sendo pensada há muito tempo, se estes animais, estes recentes, eles realmente devem coexistir com as demais atrações, e chegou-se à conclusão que não”, pontuou.
Alex Murad, CEO do BCW, complementou que os animais que ainda estão no local ficarão sob responsabilidade de pessoas que fazem um trabalho similar ao do parque. “Estão indo para pessoas que têm paixão, que realmente gostam, que nasceram para isso e têm história parecida com a minha, que foram criadas no meio desse mundo”, indicou.
Alvo de críticas
O parque multitemático Beto Carrero World foi inaugurado em dezembro de 1991. Localizado em Penha, Santa Catarina, inicialmente tinha apenas alguns brinquedos infantis e duas lonas de circo.
Com o passar do tempo, o espaço cresceu e se transformou no maior parque multitemático da América Latina. Hoje, conta com dez áreas que incluem brinquedos, shows e experiências, e recebe cerca de 2,5 milhões de pessoas por ano.
Reportagem do Estado de S. Paulo salienta que há anos o espaço era alvo de críticas de ativistas e defensores dos animais. Em 2017, o biólogo Anderson Valle, então servidor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), chegou a denunciar as condições às quais os bichos eram submetidos. O Ministério Público de Santa Catarina entrou em ação e obrigou o Beto Carrero a fazer adaptações nas jaulas.
Anos antes, em 2012, a ativista Luisa Mell se colocou contra um projeto de criar uma “balada” no local, alegando que a medida causaria estresse aos animais. O Ibama proibiu a realização.
Por falar em Luiza Mell, na publicação de encerramento do zoológico, ela escreveu: “Que linda notícia! Estou aqui, a disposição, para ajudar no que precisarem, para encaminhar estes animais para santuários sérios e confiáveis”.
Fonte: Um Só Planeta – Foto: Divulgação