01 de outubro, 2025

Últimas:

Bebidas sem álcool ganham espaço em bares e gôndolas

Bebida batizada com metanol: Como saber os sintomas ao ingerir produto

Anúncios

Especialistas alertam que substância pode causar danos à visão e ao cérebro; CVS reforça importância de verificar procedência e lacres das garrafas

O Centro de Vigilância Sanitária (CVS) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo reforçou o alerta sobre os riscos de intoxicação por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. O estado investiga casos recentes em que a substância foi identificada em destilados consumidos principalmente por jovens adultos.

Anúncios

Segundo Eliane Gandolfi, coordenadora do Núcleo de Toxicovigilância, “uma bebida alcoólica não teria que ter metanol. Então, com certeza, tem algo errado. A questão é entender a origem disso para poder esclarecer a situação”.

Os sintomas iniciais de intoxicação podem incluir torpor, fraqueza e a sensação de efeito alcoólico muito rápido. Em casos mais graves, o metanol pode causar confusão mental, perda de visão, comprometimento neurológico e até danos permanentes.

Anúncios

O CVS reforça que quanto mais rápido for o atendimento médico e a administração do antídoto, menores serão os riscos de sequelas. “Melhor seria que não bebessem, mas se vai beber, que procure comprar em lugares idôneos e observar se está lacrado mesmo, para que ela não corra risco de saúde e nem de vida”, orienta Gandolfi.

Entre os sintomas mais comuns estão náuseas, vômitos, dor abdominal e visão turva. Conforme a intoxicação progride, há risco de agravamento para sintomas neurológicos severos e risco de morte.

O CVS alerta ainda para que bares e consumidores estejam atentos à procedência das bebidas, verificando sempre se há lacre e se o produto é original.

Talvez te interesse

Últimas

As escovas hospitalares reduzem infecções, afetando 14% dos pacientes, e promovem eficiência sustentável. ...

Categorias