20 abril, 2024

Últimas:

Bebê que se afogou em balde passa por traqueostomia em Botucatu

Anúncios

A bebê de 11 meses que foi socorrida em estado grave depois de se afogar em um balde com água, em Piraju (SP), fez uma traqueostomia nesta sexta-feira (9) para ajudar na respiração. Segundo o pai, não houve nenhum imprevisto na cirurgia, que terminou no fim da tarde.

“Nossa pequenininha já fez a cirurgia, graças a Deus deu tudo certo com ela, não teve nenhum imprevisto na hora da cirurgia. Creio eu que Deus colocou as mãos ali nas mãos dos médicos e tudo foi feito com sucesso”, conta o pai.

O metalúrgico Paulo Roberto Ramos Andrade disse que a cirurgia na qual é feita uma abertura na parede da traqueia, para ajudar o paciente a respirar, também vai auxiliar na alimentação da filha, Ana Clara Silveira Andrade.

Anúncios

Ela está internada no Hospital das Clínicas de Botucatu (SP) desde o último dia 29, quando os pais dela saíram para trabalhar e a deixaram com a cuidadora, que tem uma espécie de creche na casa dela em Piraju e toma conta de várias crianças.

Menina de 11 meses que se afogou em Piraju está internada na UTI do HC de Botucatu — Foto: Paulo Roberto Ramos Andrade/Arquivo pessoal

Menina de 11 meses que se afogou em Piraju está internada na UTI do HC de Botucatu — Foto: Paulo Roberto Ramos Andrade/Arquivo pessoal

Anúncios

De acordo com Paulo, por um descuido, a babá saiu para alimentar outra criança e a Ana Clara caiu dentro de um balde com água. Ela foi socorrida e, segundo o hospital, chegou ao pronto-socorro da cidade com um quadro de parada cardiorrespiratória.

O médico que a atendeu contou ao G1 que ela ficou desacordada por cerca de 15 minutos até ser reanimada. Depois, ela foi transferida ao HC de Botucatu.

“Agora é só continuar confiando em Deus e esperando ainda o milagre que está para acontecer, nós cremos neste milagre ainda. Mas agora é tudo no tempo de Deus”, declara Paulo.

Segundo o pai de Ana Clara, o casal sempre deixou a filha com a babá. Ele disse que acidentes acontecem e que, no momento, não pretende tomar medidas em relação à profissional.

Quadro delicado

Ainda de acordo com Paulo, os médicos do hospital chamaram a família da bebê para conversar sobre o estado de saúde dela nesta semana. Ele disse que a bebê não corre mais riscos, mas o quadro ainda é bastante delicado.

“O corpo inteiro está recuperado 100%, da parte da cabeça para baixo já não corre risco de nada. O corpo, o coração, estão perfeitos. O cérebro desinchou, mas por ter ficado sem oxigênio, as células do cérebro dela morreram. Ou seja, sem essas células, ela não consegue abrir o ‘olhinho’, mexer o ‘dedinho’, a mão, nada”, explica.

Ana Clara, de Piraju (SP), está internada no Hospital das Clínicas de Botucatu — Foto: Paulo Roberto Ramos Andrade/Arquivo pessoal

Ana Clara, de Piraju (SP), está internada no Hospital das Clínicas de Botucatu — Foto: Paulo Roberto Ramos Andrade/Arquivo pessoalhttps://01aa868df49174869a0b94f6b998b268.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Nesta sexta-feira (9), Ana Clara fez a traqueostomia, mas Paulo contou que ela deve continuar desacordada até “Deus entrar com uma providência”. Por causa disso, a família pede orações para que a menina se recupere.

“Hoje nós ficamos um pouco mais contentes porque vimos ela mexendo a ‘linguinha’, então se ela está mexendo, isso significa que nem todas as células estão mortas, né?”, questiona o pai.

Além de Ana Clara, Paulo e a esposa têm outros dois filhos, de 7 e 16 anos. Os meninos estão com os avós em Piraju enquanto os pais acompanham a bebê no hospital em Botucatu. Para ficar com a filha, o casal pediu férias do trabalho.

“Vamos seguir aqui até ela melhorar. Estamos confiantes que Ele vai fazer o milagre. Ela saiu de Piraju praticamente morta, já tinham dado como óbito, então se Deus devolveu um fôlego de vida pra ela. Ele vai fazer a obra por completo.”

G1 entrou em contato com o Hospital das Clínicas de Botucatu para saber sobre o estado de saúde da paciente, mas a unidade informou que as informações são sigilosas, por se tratar de uma criança e ser contra o código de ética.

Além de Ana Clara, Paulo e a esposa têm outros dois filhos em Piraju — Foto: Arquivo pessoal/Paulo Roberto Ramos Andrade

Além de Ana Clara, Paulo e a esposa têm outros dois filhos em Piraju — Foto: Arquivo pessoal/Paulo Roberto Ramos Andrade

Fonte: G1

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias