Anúncios
Uma equipe de mergulhadores da associação Baltictech encontrou um navio a vapor nazista naufragado a uma profundidade de 88 metros e a dezenas de quilômetros da cidade de Ustka, litoral da Polônia. Identificada como SS Karlsruhe, a embarcação alemã foi derrubada por aviões russos em 11 de abril de 1945, com 1.083 pessoas a bordo tentando fugir da guerra e chegar ao oeste da Europa. Apesas cerca de uma centena delas foi salva.
Junto com os navios Gustloff, Goya e Steuben, o Karlsruhe fazia parte da Operação Hannibal, o maior plano de evacuação marítima da história, responsável por ter transferido aproximadamente 2 milhões de refugiados do leste da Prússia ao longo da Segunda Guerra Mundial.
Anúncios
A embarcação foi construída no estaleiro alemão G. Seebeck Bremerhaven em 1905 e possuia 66,3 metros de comprimento e 10,1 de largura, suportando uma carga de até 897 toneladas. Karlsruhe era considerado pequeno e antigo, mas qualquer navio que pudesse transportar refugiados era valioso na época.
Karlsruhe também foi o úlitmo navio a deixar o porto Pilawa — em Königsberg, parte da extinta Prússia — antes que a Rússia ocupasse o território nos últimos momentos do conflito.
Anúncios
Em nota à imprensa, os mergulhadores afirmam que o navio está “praticamente intacto”. Em seus porões foram encontrados veículos militares, porcelanas e vários baús com conteúdos desconhecidos. Além disso, especula-se que a embarcação possa dar pistas sobre o paradeiro da Câmara de Âmbar. Assim é chamada uma série de painéis feitos de âmbar e ouro que decoravam um salão do Palácio de Catarina, na Rússia, e foram desmontados e removidos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
Até hoje, o paradeiro dos painéis é desconhecido, mas sabe-se que um dos locais para onde foram transferidos foi a cidade de Königsberg, onde o navio naufragado havia aportado.
Os mergulhadores da associação báltica pretendem voltar ao local para investigar o achado ainda este ano, com a ajuda do Gabinete Marítimo e Museu Marítimo Nacional. Curiosamente, também foi encontrado neste ano um outro navio chamado de Karlsruhe. Essa embarcação, porém, foi naufragada em 1940 e encontrada na costa da Noruega.
Fonte: Galileu