28 março, 2024

Últimas:

Bauru inicia retomada gradual de atividades presenciais em espaços culturais

Anúncios

A Prefeitura de Bauru (SP) aproveitou a flexibilização das regras do Plano São Paulo, que entraram em vigor no início deste mês, para anunciar que alguns espaços culturais da cidade vão retomar gradativamente o atendimento presencial.

Espaços como museus, Pinacoteca, bibliotecas, Teatro Municipal, entre outros, vão receber agendamentos pela internet, como forma de organizar os atendimentos, com o objetivo de evitar aglomerações.

Anúncios

Para consultas ao acervo documental dos museus Histórico e Ferroviário Regional de Bauru, os pesquisadores devem agendar por meio da internet.

Segundo a prefeitura, o sistema de agendamento otimiza a organização nos atendimentos e, por meio das respostas no formulário, será possível o mapeamento dos documentos mais consultados, que receberão prioridade nos processos de digitalização e difusão.

Anúncios

Espaços como a Pinacoteca e a Casa Ponce Paz já recebem agendamento para visitas (Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação)

Pinacoteca

A Pinacoteca Municipal e Casa Ponce Paz reabre as portas com a exposição “Percursos da Arte Brasileira”, com os artistas Dinda, Elena Greiner, Frei Pedro Pinheiro, Irmãos Ponce Paz, Teco Costa e Terê Machado, na Casa Ponce Paz.

O “Percurso” propõe um encontro com obras de diferentes modalidades e técnicas, destacando a multiplicidade de expressões artísticas. As visitas já podem ser agendadas, com horários disponíveis a partir do dia 16 de agosto.

Galeria Municipal

A Galeria Municipal Angelina Messenberg recebe a exposição “Horizontes Internos”, com obras das fotógrafas Marcia Gadioli, Rosa Esteves e Vera Albuquerque e texto curatorial de Vera d’Horta.

A montagem apresenta uma seleção de fotografias sob a temática urbanidade e memória. Os agendamentos, com horários disponíveis a partir do dia 16, já estão abertos por meio de link na internet.

Bauru inicia retomada gradual de atividades presenciais em espaços culturais — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação
Bauru inicia retomada gradual de atividades presenciais em espaços culturais (Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação)

Museu Ferroviário

A área expositiva do Museu Ferroviário Regional de Bauru passa por readequação de toda a parte elétrica para receber uma nova exposição, totalmente reformulada e com recursos tecnológicos interativos e acessíveis.

A Praça Kaingang também receberá banheiros acessíveis inteiramente reformados. A nova exposição contará com painéis interativos, simulador de passeio de Maria Fumaça, sonorização ambiente e muito mais.

Para aqueles que estão com saudades do Museu Ferroviário e já querem conhecer alguns dos recursos que estarão disponíveis na nova expografia é possível fazer uma visita virtual durante esse período de reformas e readequação por meio da internet.

Museu Histórico

O Museu Histórico foi um dos vencedores do edital do Fundo de Interesses Difusos (FID) da Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, e já está em fase de licitação para o início das obras do novo museu na antiga estação ferroviária da Cia. Paulista.

O local será restaurado e receberá uma exposição dinâmica, com recursos tecnológicos e acessibilidade. No momento, a equipe dedica-se à reorganização do acervo histórico e de imagem e som, com procedimentos de digitalização de fotografias e documentos e catalogação de todo o acervo físico.

Bibliotecas

A Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu (Central) está com previsão de recebimento das obras para o mês de agosto.

Ensino às Artes

A Divisão de Ensino às Artes, que divulgou a lista de aprovados nos cursos de violão, leitura musical e flauta doce na sexta-feira (6), finaliza o processo de seleção para as vagas.

As aulas da DEA estão acontecendo em formato online e irão retornar gradualmente as aulas presenciais. Ainda não há previsão de abertura de novas turmas presenciais.

Orquestra Sinfônica Municipal e Banda Sinfônica Municipal

A banda e a orquestra estão em processo de seleção de alunos bolsistas. As aulas continuam online, com a previsão de retornar gradualmente por naipe, a partir do dia 16, seguindo os protocolos de segurança.

Companhia Estável de Dança

A Companhia Estável de Dança conta com oito bailarinas e um bailarino e já retomou as atividades presenciais, com aulas individuais e em dupla. A previsão é de retornar gradualmente as aulas em grupo a partir do dia 16, com atividades de segunda a sexta, das 14h às 17h, seguindo os protocolos de segurança.

Teatro Municipal só recebe lives e gravações, com limitação de 15 pessoas; local aguarda licitação do sistema de ar-condicionado — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação
Teatro Municipal só recebe lives e gravações, com limitação de 15 pessoas; local aguarda licitação do sistema de ar-condicionado (Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação)

Teatro Municipal

O teatro está liberado apenas para lives e gravações, com no máximo 15 pessoas, por orientação de um parecer do SESMT.

Há um novo projeto de climatização para o teatro em licitação e não há uma previsão da prefeitura de quando será o retorno definitivo às atividades normais com público.

Fonte: G1

Últimas

A PCI Pharma Services, líder em CDMO, lança seu primeiro relatório abrangente de ESG

28/03/2024

Os destaques incluem metas ambientais baseadas na ciência do clima, capacitação da força de trabalho, foco...

Categorias