Anúncios
A epidemia de dengue e o alto índice de ocorrências com animais peçonhentos em Bauru (SP) fizeram com que a prefeitura publicasse um decreto de estado de emergência nesta terça-feira (29).
Durante uma coletiva de imprensa, a administração divulgou mais 163 casos de dengue foram confirmados. Portanto, somente em 2019, já são 775 casos da doença.
Anúncios
Com o decreto, a partir da próxima quinta-feira (31) os donos dos quase 50 mil terrenos abandonados em Bauru terão 30 dias para fazer a limpeza do local. Caso contrário, serão multados e deverão pagar pelo serviço de limpeza feito por uma empresa terceirizada.
Segundo o prefeito Clodoaldo Gazetta (PV), esta ação é um dos pontos de um decreto que foi publicado hoje no diário oficial.
Anúncios
“A prefeitura toma essa ação por conta dos casos de dengue na cidade e os acidentes com escorpião”, explica Gazetta.
A multa é de R$ 5 por metro quadrado e o dono do terreno será notificado em cartório. O decreto tem prazo de 180 dias e permite a contratação das empresas que farão a limpeza dos terrenos sem licitação.
“O decreto facilita para que a gente possa limpar e capinar terrenos abandonados acumulando lixo e também tomar atitudes emergenciais como a contratação de empresas que possam ajudar no combate desses casos de dengue”, diz.
Coleta de lixo
A prefeitura também anunciou em uma coletiva nesta terça-feira, a abertura de licitação para compra de dez novos caminhões da coleta de lixo.
O prazo para aquisição é de até cinco meses e o orçamento é de R$ 2.650 milhões. Antes disso, o município vai alugar mais cinco caminhões, totalizando dez veículos locados para coleta.
“Os caminhões que serão comprados atendem a nossa demanda. A última compra foi feita em 2014 e não atendem mais as nossas necessidades. O caminhões devem chegar entre 4 e cinco meses. Mas nesse tempo vamos aluga caminhões”, explica o prefeito.
Marília
A preocupação com a quantidade de casos de dengue em Bauru mobilizou também membros da área de saúde de Marília.
O secretário de saúde Ricardo Sevilha Mustafá fez uma reunião com outros setores da secretaria para fazer a revisão do plano de contingência do município para revisar as ações que podem ser realizadas em caso de epidemia.
Segundo eles, até o momento foram registrados 4 casos de dengue, mas a Secretaria de Saúde está em alerta.
Fonte: G1