25 de novembro, 2024

Últimas:

Bauru confirma três mortes por dengue; criança de 2 anos está entre as vítimas

Anúncios

A Prefeitura de Bauru (SP) confirmou na manhã desta quinta-feira (9) o registro de três mortes causadas pela dengue entre moradores da cidade. Entre as vítimas está uma criança de 2 anos de idade.

Estes são os primeiros casos fatais da doença deste ano e já superam os dois óbitos registrados em Bauru em 2021. Em 2020, nenhuma morte foi registrada; em 2019, foram 42 mortes.

Anúncios

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as mortes aconteceram entre início de abril e meados de maio, mas só agora foram confirmadas após investigação da Vigilância Epidemiológica. Veja o perfil das vítimas:

  • Mulher, de 53 anos, que apresentou início dos sintomas da dengue em 24/3 e o resultado positivo no dia 28/4. A paciente foi atendida em um serviço de saúde municipal, possuía distúrbios de tireoide, e morreu no dia 2 de abril.
  • Mulher, de 35 anos, que apresentou início dos sintomas da dengue em 28/4 e o resultado positivo no dia 25/5. A paciente foi atendida em um serviço de saúde municipal, possuía distúrbios de tireoide e morreu no dia 3 de maio.
  • Criança, de 2 anos, que apresentou início dos sintomas da dengue em 5/5 e o resultado positivo no dia 26/5. A criança foi atendida em um hospital particular do município, não possuía comorbidades, e morreu no dia 13 de maio.

Anúncios

Além das mortes, o Departamento de Saúde Coletiva também informou a ocorrência de 874 novos casos de dengue no período de 27 de fevereiro a 8 de junho. Assim, Bauru totaliza neste ano 2.214 casos de dengue, sendo 2.204 autóctones e dez importados.

Segundo a prefeitura, há ainda 958 casos suspeitos em investigação por conta da demanda reprimida no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, desde o começo do ano.

A quantidade de casos confirmados e suspeitos preocupa as autoridades de saúde de Bauru especialmente depois de a cidade ter confirmado no início de maio os dois primeiros casos de chikungunya desde 2019. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Ação em regiões críticas

Para tentar conter o avanço da doença, a Secretaria de Saúde mantém ações de orientação aos moradores, eliminação de criadouros e a nebulização em áreas com casos positivos.

No último fim de semana, foi realizado um mutirão de fiscalização de terrenos particulares nas regiões com maior incidência de casos de dengue. Veja abaixo:

Parque Viaduto, Vila Industrial, Vila Dutra, Alto Paraíso, Vila Giunta, Vila Pacífico, Jardim Celina, Quinta Ranieri, Núcleo Joaquim Guilherme, Parque Jaraguá, Santa Edwirges, Jardim Gerson França, Vânia Maria, Nova Esperança, Núcleo Edson Francisco da Silva, Jardim Prudência, Rosa Branca, Fortunato Rocha Lima, entre outros.

Após a vistoria, a prefeitura está emitindo as notificações aos proprietários de áreas particulares para que executem a capinação e limpeza, com a destinação adequada dos resíduos.

Caso os proprietários não cumpram em 15 dias, ficarão sujeitos ao auto de infração, com multa de R$ 8 por metro quadrado de área. Segundo a prefeitura, os terrenos públicos flagrados já estão no cronograma de execução de limpeza da administração.

Fonte: G1 – Foto: TV TEM /Reprodução

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios VICTORIA, Seychelles, Nov. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, principal bolsa de criptomoedas e empresa Web3 anunciou uma...

Categorias