22 de janeiro, 2025

Últimas:

Bauru cancela festividades do carnaval em 2022

Anúncios

A prefeitura de Bauru (SP) informou nesta quinta-feira (2) que convocou uma reunião com dirigentes de escolas de samba e blocos na quarta-feira (1) e, no encontro, decidiram que o município não realizará os desfiles de carnaval em 2022.

Segundo nota emitida pela prefeitura, a posição foi levada pela Secretaria de Cultura, por conta dos indicadores epidemiológicos, devido ao surgimento de uma nova variante da Covid-19, detectada inicialmente na África do Sul e já identificada em vários países, inclusive no Brasil.

Anúncios

Como ainda não existem estudos conclusivos sobre o comportamento da nova variante, a recomendação da Secretaria de Saúde foi pelo cancelamento de festividades. As escolas e blocos concordaram e entraram em comum acordo.

No dia 18 de novembro, o município já havia divulgado que contaria com desfiles itinerantes em bairros da cidade, ainda não definidos até então, em virtude da interdição do Sambódromo.

Anúncios

Isso porque, desde 2019 parte do sambódromo segue interditada devido a uma erosão que atingiu um dos postes do local e parte do camarote. Porém, com o surgimento da nova variante, a prefeitura e os blocos optaram por cancelar o carnaval.

Outras cidades

Marília também cancelou programação de carnaval e blocos de rua  — Foto: Heider C. Soares / Divulgação/Arquivo
Marília também cancelou programação de carnaval e blocos de rua (Foto: Heider C. Soares / Divulgação/Arquivo)

Catorze cidades do centro-oeste paulista já divulgaram que não irão realizar festividades de carnaval no ano que vem. No dia 19 de novembro, cinco cidades da região já haviam declarado que cancelariam o evento.

Em Assis, a prefeitura publicou um decreto no dia 30 de novembro cancelando a realização das festividades do carnaval, Encontro de Bandeiras e Folia de Reis no ano que vem.

De acordo com o decreto, a medida foi cautelar para garantir e manter os baixos índices de internações e casos de Covid-19 no município. Além disso, foi adotado por necessidade em continuar adotando medidas e cuidados sanitários devido à circulação de novas variantes.

Anhembi foi mais uma cidade da região a cancelar festas, tanto de Ano Novo quanto carnaval. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (1) depois de uma reunião entre o prefeito e vereadores.

Tupã também cancelou que as festividades foram canceladas. A decisão anunciada pela prefeitura visa evitar que o município regresse a um cenário mais crítico da pandemia.

Jaú também suspendeu as festividades do carnaval, além de suspenderem a programação de final de ano. A prefeitura informou em nota que a decisão foi tomada considerando os 10% da população que ainda não tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

A prefeitura de Palmital informou que não destinará recursos públicos para a promoção de festividades alusivas ao Ano Novo e ao Carnaval 2022, tendo em vista o surgimento e avanço da nova variante da Covid-19.

Segundo a prefeitura, o cenário é promissor para a retomada das atividades, mas até o Carnaval pode haver mudanças no comportamento do vírus. Quanto aos eventos particulares alusivos aos períodos festivos citados, a prefeitura realizará a liberação e fiscalização de acordo com as normas vigentes.

Além dessas cidades, Pederneiras, Iacanga, Botucatu Espírito Santo do Turvo também cancelaram o carnaval de 2022.

Em Marília (SP), não haverá carnaval de blocos com programação oferecida pela prefeitura, segundo informou a prefeitura em 19 de novembro. Já as iniciativas particulares estão em contato com as autoridades sanitárias para estudar a viabilidade dos eventos.

Embora a cidade avance a cada dia em sua cobertura vacinal e tem reduzido o número de óbitos e de casos, a prefeitura informou ainda que acha cedo para a realização de eventos de grande porte, principalmente de carnaval, onde é praticamente impossível manter o distanciamento.

Em Itápolis (SP), além do Carnaval, a cidade também não vai realizar a festa de réveillon. Segundo a prefeitura o cancelamento foi uma medida de prevenção a Covid-19.

O carnaval também está cancelado em Lins. Além disso, a prefeitura não irá fazer repasses de verba para as escolas de samba.

No comunicado, a prefeitura ressaltou que as escolas de samba do município não estão em condições legais de receber repasses de verbas para a realização do desfile do carnaval de rua, portanto, o ano de 2022 será de apoio e reestruturação dessas entidades para que nos próximos anos tudo possa voltar à normalidade.

Além disso, a decisão também leva em consideração a pandemia de Covid-19 que ainda é preocupação no país e no mundo apesar do avanço da vacinação.

A prefeitura de Ibitinga também divulgou que o carnaval de 2022 está cancelado na cidade. A decisão tem como objetivo minimizar as chances de surgimento de uma nova onda de Covid-19, atualmente controlada na cidade.

A cidade de Borborema também anunciou que o evento carnavalesco está cancelado na cidade, assim como as festas de réveillon, A decisão deu-se também em função das tratativas entre as diversas cidades da região, que também optaram pela não realização do evento.

Apesar do avanço da vacinação contra a Covid-19 e a redução dos níveis de internação e morte pela doença, a prefeitura de Borborema justificou o cancelamento para evitar ocupação em hospitais e também por causa dos prazos legais para a contratação e entrega de serviços estruturais necessários para o carnaval.

Fonte: G1 – Foto: TV TEM/Reprodução

Talvez te interesse

Últimas

Nesta que é a era da reputação, integrar a Agenda ESG ao trabalho de branding e reputação se tornou imperativo....

Categorias