Anúncios
Os pais de dois meninos morreram em um incêndio em casa, após a bateria de uma bicicleta elétrica explodir na sala de estar da família, em Blackpool, no Reino Unido. O inquérito policial, divulgado nesta quinta-feira, concluiu o caso que ocorreu em julho, que além de causar a morte de Josh Pearson, 28, e Danielle Bamber, 24, também deixou os dois filhos do casal feridos.
Os dois meninos, de seis e um ano de idade, foram salvos do incêndio. O mais velho foi resgatado por um vizinho que arrombou a porta da frente, e o mais novo pelos bombeiros que entraram no quarto do andar de cima. Ambas as crianças foram levadas ao hospital. Danielle morreu no local, enquanto o pai foi declarado morto no Victoria Hospital, em Lancashire.
Anúncios
Uma investigação conjunta da polícia e do corpo de bombeiros foi iniciada após a tragédia, depois que vizinhos relataram ter ouvido um “grande estrondo” e gritos por volta das 2h30. Segundo o inquérito, Josh estava armazenando bicicletas elétricas com baterias de lítio na sala de casa. O pai havia comprado diversos exemplares para revender, e segundo as investigações, havia “evidências claras” de que ele estava adulterando baterias.
Imagens de câmeras de segurança do lado de fora da casa mostraram luzes piscando e estalos, seguidos minutos depois por mais dois estrondos.
Anúncios
Mortes em incêndios causados por baterias de íons de lítio quadruplicaram desde 2020, e os atendimentos aumentaram 46% de 2022 a 2023.
O Conselho Nacional de Chefes de Bombeiros diz que muitos dos incêndios envolvem produtos elétricos falsificados e alerta que, embora carregadores e baterias originais possam custar mais, os riscos não compensam a economia associada à compra com orçamento limitado.
Fonte: G1