Anúncios
Um barco desgovernado e sem piloto gerou pânico e por pouco não causou um grave acidente no Rio Mogi Guaçu, em Pirassununga (SP), na tarde de sábado (26).
O incidente aconteceu durante a 24ª edição da Descida de Boias, que tem percurso de 17 km pelo rio até Porto Ferreira.
Anúncios
Veja o vídeo:
Anúncios
Desespero
Imagens feitas com celular por um morador e compartilhada nas redes sociais mostra a embarcação desgovernada em meio a pessoas que desciam em boias durante o evento, que é tradicional na cidade.
O barco chega a encostar em alguns participantes e os moradores que observavam gritaram em desespero.
Logo em seguida, um homem chega em um jet ski e consegue subir no barco, controlando-o em segundos. Ele foi aplaudido pelos moradores.
Um participante do evento, que preferiu não se identificar, disse ao G1que um senhor estava andando de barco e o motor teria encostado em uma pedra.
“Eu acho que ele se desesperou e travou o acelerador, o barco inclinou e ele caiu. Eu estava passando bem na hora que ele caiu, o barco furou minha boia e chegou a encostar em um dos participantes, mas ele não se feriu. Um outro homem assustou, pulou da boia e saiu nadando e por um centímetro não pegou ele”, afirmou.
O participante disse que pediu ajuda para o homem que estava de jet ski. “Ele pulou no barco e conseguiu desligar. Ele foi um herói”, afirmou.
Ainda segundo ele, que participa do evento há 5 anos, não há fiscalização de autoridades no local. “Teria que ter um pouco mais de segurança, porque não tem bombeiro, não tem organização”, disse.
Posicionamentos
Em nota, a Polícia Militar Ambiental informou que não tem competência legal para fiscalizar ou autorizar esse tipo de evento com tráfego de embarcações e que isso é atribuição da Marinha.
A reportagem não conseguiu contato com a Marinha e também não localizou os organizadores do evento até a publicação. A Prefeitura de Pirassununga também não foi encontrada.
Os bombeiros de Pirassununga e Porto Ferreira informaram que não acompanham o evento e não foram solicitados para atender ocorrências.
Fonte: G1