06 de setembro, 2025

Últimas:

Bando de quatis invade bairro em São Carlos e surpreende moradores

Anúncios

Eles são bonitinhos, mas capazes de fazer estragos. Andam em bando e têm feito à festa em quintais e também lixeiras de ruas do bairro Recreio Bandeirantes, em São Carlos (SP). É uma verdadeira invasão de quatis.

A vendedora Simone Thomaz, comentou que antes observava no máximo dois deles perambulando, agora nota grupos de até 30 quatis. Ela já presenciou os animais em sua garagem brincando e revirando o lixo na calçada.

Anúncios

“Eles brincam, jogam terra, acham que estão em casa, fazem bagunça mesmo. Na primeira vez eu assustei quando vi o bando, eles sempre estão atrás de comida”, comentou.

Quatis ‘invadem’ espaços urbanos de São Carlos (SP) (Foto: Arquivo pessoal)

O biólogo Fernando Magnani, explicou que os quatis se adaptam fácil ao convívio humano e urbanização, e é necessário aprender a conviver com eles. Ele ressaltou que por mais bonitinhos que os quatis sejam, é importante lembrar que são animais selvagens, com uma dentição poderosa.

Anúncios

Apesar de serem bonitos e parecidos com bichinhos de pelúcia, a mordedura é bastante forte e o grupo todo se protege. A recomendação é admirar, não alimentar e não se aproximar”, disse.

Onívoros

Quatis ‘invadem’ espaços urbanos de São Carlos (SP) (Foto: Arquivo pessoal)

O biólogo comentou que os quatis são animais onívoros, ou seja, comem proteína de origem animal e vegetal, além de frutas e insetos invertebrados como baratas e escorpiões.

“Eles também prestam algum serviço ao comerem insetos nocivos pra gente. São animais que se adaptam ao local e acabam comendo inclusive os lixos da residência, além de serem bichos errantes e que perambulam por várias regiões”, disse.

Para a confeiteira Elis Vieira, ao longo do tempo os humanos acabaram invadindo o espaço dos animais e agora precisam lidar com a situação.

“Nós que estamos invadindo o espaço deles e eles vêm em busca do alimento, e acabam ficando mais sociáveis, porque estão muito próximo”, conclui.

Moradora flagrou quatis revirando lixo em sua calçada em São Carlos (SP) (Foto: Arquivo pessoal)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.911 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (06) no Espaço da Sorte, na cidade...

Categorias