28 março, 2024

Últimas:

Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas ganha importante certificação de qualidade

Anúncios

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, a certificação categoria ouro do Credenciamento de Bancos de Leite Humano no Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (IberBLH). Essa certificação é uma iniciativa resultante da articulação da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde, com a Fundação Oswaldo Cruz, sob a coordenação do Centro de Referência Nacional da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (CRNBLH).

Conforme explica Angélica Almeida, nutricionista e responsável técnica pelo BLH do HCFMB, esse certificado evidencia a qualidade que o Banco construiu ao longo dos anos. “Pelo terceiro ano consecutivo recebemos o Certificado Ouro, que tem como objetivo avaliar a qualidade nas atividades desenvolvidas pelo Banco de Leite. Apesar de termos percebido uma diminuição de doações nos últimos meses, e sempre fazermos campanhas para aumentar o número de doadoras, todo o nosso trabalho é feito dentro de rigorosos processos e padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde. Nossa equipe fica muito feliz com o certificado e com esse reconhecimento”, comenta.

Anúncios

A avaliação feita pelas entidades responsáveis pela certificação é bastante criteriosa. Em 2015, foram analisados 196 BLH’s em todo o país. Durante a pesquisa, são considerados fatores como recursos humanos, equipamentos e itens indispensáveis e a manutenção dos dados mensais de produção. Esses itens são desdobrados em diversos indicadores de produção e no final atribui-se uma pontuação que, na certificação ouro, vai de 90 a 103. A pontuação alcançada pelo BLH do HCFMB foi de 101.

O Banco de Leite Humano do HCFMB fica no campus da Unesp, em Rubião Júnior, e precisa de constantes doações, pois tem tido sucessivas quedas de arrecadação de leite humano, como por exemplo em setembro e outubro, quando foram coletados apenas 29 e 17,5 litros, respectivamente. Caso alguma lactante se interesse em colaborar com o BLH, a doação pode ser feita por mulheres que estejam em bom estado de saúde e que não sejam fumantes, usuárias de drogas, ou façam uso excessivo de álcool. Todos os aparatos para coleta do leite (máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com explicações sobre o procedimento) são fornecidos pelo HCFMB. Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato pelo telefone (14) 3811-6410.

Anúncios

Fonte: 4 Toques

Últimas

LambdaTest lança The Phoenix Project, um Grupo de Recursos para Funcionários destinado a mulheres

28/03/2024

A LambdaTest lançou um Grupo de Recursos para Funcionários chamado The Phoenix Project para apoiar e...

Categorias