Balneário rompe após chuva intensa em Quatá

O Balneário Municipal de Quatá (SP) rompeu na tarde deste domingo (13) depois da chuva intensa registrada durante a madrugada. De acordo com a Casa da Lavoura de Quatá, choveu 212 milímetros em três horas.

Com o rompimento, uma cratera se formou no local, que fica a 18 quilômetros do Centro da cidade. O prefeito Marcelo Pécchio (PSD) afirmou que não há vítimas.

Após chuva intensa, Balneário Municipal de Quatá (SP) rompeu — Foto: Defesa Civil/Divulgação
Após chuva intensa, Balneário Municipal de Quatá (SP) rompeu (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

“O volume de água estava muito alto. Nesta manhã nós tivemos que abrir as comportas”, disse o prefeito. “Ainda não temos dimensão total do estrago, mas infelizmente houve mesmo rompimento”. Imagens aéreas serão feitas no local nesta segunda-feira (14).

Após chuva intensa, Balneário Municipal de Quatá (SP) rompeu — Foto: Defesa Civil/Divulgação
Após chuva intensa, Balneário Municipal de Quatá (SP) rompeu (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Ainda segundo o prefeito, o escoamento da água que fica represada no balneário, através do rio do Peixe, não ameaça nenhum povoado. Mesmo assim, ele afirmou que a administração municipal emitiu alertas.

Além da redução brusca do nível do balneário, ocorreu quedas de árvores e destruição de alambrado.

Pontes interditadas

Ponte foi levada embora pela força da água — Foto: Polícia Militar/Divulgação
Ponte foi levada embora pela força da água (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Ao menos duas pontes ficaram prejudicadas com a chuva forte. A ponte da Água Milagrosa, que liga bairros rurais e a usina Zilor, foi arrastada. Já a ponte sobre o ribeirão da Água Limpa também ficou interditada.

A maior parte dos estragos se concentra na zona rural, mas a dimensão dos danos ainda está sendo avaliada. Estradas de terra estavam cobertas de lama e alguns veículos ficaram atolados.

Caminhão ficou atolado na zona rural de Quatá — Foto: Polícia Militar/Divulgação
Caminhão ficou atolado na zona rural de Quatá (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito de Quatá, Marcelo Pécchio (PSD), disse que equipes da administração estão socorrendo a população.

“Graças a Deus nenhum problema com vítima e ninguém ferido. Os prejuízos nós estamos levantando agora. Agradeço a todas as equipes nossas que já estão em campo, onde está precisando com urgência”, afirmou o chefe do Executivo de Quatá. Ele também pediu “um pouco de paciência, porque é muita coisa”.

Fonte: G1