Anúncios
Como você já deve saber, cetáceos são seres inteligentes e sensíveis. Mas, agora, cientistas conseguiram pela primeira vez registrar um novo comportamento inteligente e sensível das baleias: o luto.
Pesquisadores italianos e portugueses observaram indivíduos de sete espécies diferentes – das cachalotes às temidas orcas – abraçando membros do seu grupo quando eles morrem.
Anúncios
O abraço de despedida foi flagrado principalmente entre mães e pais e filhotes mortos. Em muitos casos, os adultos agarraram e carregaram os filhotes por horas seguidas. A teoria é que o comportamento seja realmente parecido com o luto.
Os cientistas acreditam que animais organizados em grandes sociedades possam ter sentimentos de tristeza que se manifestam de maneira parecida com os nossos. Elefantes, por exemplo, já foram observados visitando o corpo de colegas dias depois de eles terem morrido. Chimpanzés também já foram vistos se reunindo para se despedir de amigos à beira da morte. Mas é a primeira vez que o hábito foi observado no fundo do mar.
Anúncios
Fonte: Yahoo!