Anúncios
Após a morte por envenenamento de dois cachorros e um gato no bairro Santa Lúcia, em Araraquara (SP), a coordenadoria de Bem-Estar Animal fez uma ação de conscientização. Em julho, cinco animais foram envenenados, mas dois sobreviveram.
Panfletagem com alerta para o crime e telefones para denúncia foi realizada na quinta-feira (28). A prefeitura lembra da importância do registro do Boletim de Ocorrência.
Anúncios
“O mais importante é ter o laudo médico veterinário atestando a causa da morte. A ação da panfletagem tenta inibir e constranger quem praticou esse ato horrendo e a divulgação do que aconteceu. Mas para efetiva punição é através de câmeras também e do laudo veterinário”, disse a coordenadora do Bem Estar Animal de Araraquara, Carol Mattos Galvão.
Ela reforçou que o costume de permitir “voltinhas” dos animais perto de casa pode ser perigoso. “É sempre melhor evitar que o cachorro ou gato tenho acesso à rua”.
Anúncios
Casos
Na quarta-feira (27), dois cachorros foram envenenados com pedaços de carne e chumbinho. Um não resistiu e morreu minutos após a ingestão. A outra cadela foi socorrida pelos tutores e sobreviveu.
Na quinta-feira (28) mais um caso. Um cachorro acabou ingerindo um pedaço de carne moída e começou a passar mal. Por sorte, o tutor conseguiu reverter à situação a tempo.
Outra cachorra e um gato foram encontrados mortos em um terreno próximo ao local neste mês. Os animais tinham donos e passeavam próximo a suas casas.
Entre os sintomas de envenenamento está a salivação excessiva, tremores, vômitos, diarreia e desorientação.
Como denunciar o crime
Aquele que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos pode cumprir de 2 a 5 anos de prisão de acordo com a Lei 1095/2019.
Denúncias podem ser feita pelo número 190 da Polícia Militar ou por meio dos telefones da Coordenadoria do Bem Estar Animal (16) 3301-3130, das 7h às 16h30, ou (16) 99993-8232, que atende 24h.
Fonte: G1