Anúncios
O furacão Dorian continua ganhando força e se aproxima neste sábado (31) das Bahamas, onde tempestades potencialmente fatais e ventos fortíssimos são esperados, informou o Centro Nacional de Furacões, nos Estados Unidos.
O risco é maior nas ilhas de Abaco e Grand Bahama, onde um aviso de furacão está em vigor. O Dorian deve chegar ao país neste domingo (1º). Nos próximos dois ou três dias, o noroeste das ilhas pode receber até um metro de chuva.
Anúncios
Segundo a última atualização, os ventos do furacão chegam a 241km/h, e podem atingir os 250km/h ainda neste sábado (31). É uma velocidade um pouco menor que a de um furacão de categoria 5 (252km/h).
O Dorian está classificado na categoria 4 – mesma do furacão Maria, que em 2017 atingiu Porto Rico e deixou mais de 4,6 mil mortos.
Anúncios
O primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, deu ordens na sexta-feira (30) para que as pessoas deixassem suas casas nos cais do norte e na região principal de Abaco. Ordens de saída também foram emitidas neste sábado (31) para 10 regiões em East Grand Bahama e 3 em West Grand Bahama.
Outros 13 lugares têm alertas para que as pessoas fiquem atentas ou vão para a parte mais interior das ilhas.
“Aqueles que se recusam sair colocam-se em grande perigo com este furacão muito poderoso e potencialmente fatal, que trará tempestades perigosamente fortes”, escreveu, no Twitter.
Preparações nos EUA
O Dorian está indo mais devagar, e, a depender da rota que siga, pode ou não atingir a costa da Flórida. Especialistas alertam que, mesmo assim, tempestades perigosas e ventos fortes ainda são possíveis ali entre o começo e o meio da próxima semana. Ainda há risco de uma aterrissagem na próxima quarta (4).
É possível que o furacão não atinja a costa da Geórgia antes de seguir para cima, em direção à Carolina do Sul. Mesmo assim, ainda há risco de ventos fortes e tempestades na costa dos dois estados e também na Carolina do Norte.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência em todo o estado, e convocou 2,5 mil tropas da Guarda Nacional. Outras 1,5 mil estarão de prontidão. Os ventos do furacão devem ser sentidos já na tarde deste sábado (31) no estado.
Também foi declarado estado de emergência em partes da Geórgia e nas Carolinas do Norte e Sul.
Trump cancela viagem
O presidente americano, Donald Trump, cancelou na sexta-feira (30) uma viagem à Polônia.
“Essa é uma tempestade muito perigosa, por favor se preparem e fiquem em segurança!” escreveu o presidente, no Twitter, neste sábado (31).
Fonte: Yahoo!