Anúncios
O novo avião E-190F da Embraer, modelo que foi convertido em cargueiro, será apresentado na maior feira internacional de aviação, o Farnborough International Airshow, que será realizado na Inglaterra, no continente europeu.
Segundo a Embraer, empresa do ramo de aviação que tem sede em São José dos Campos, o evento será realizado entre os dias 22 e 26 de julho.
Anúncios
No evento, o novo E-Freighter, o E190F, fará sua primeira aparição pública. O modelo é um Embraer 190 que, originalmente, foi configurado para 120 passageiros, mas, hoje, se tornou um avião de carga.
Há dois anos a empresa iniciou o projeto de conversão das aeronaves da família E-1 para cargueiros. O projeto ‘Freighter’ foi pensado para aumentar a vida útil da primeira família de E-Jets, que já completa 20 anos.
Anúncios
A remodelagem contou com a participação de mais de 20 engenheiros. O maior desafio foi reprojetar a porta de carga. Ela fica ao lado da porta original de passageiros, mas é cinco vezes maior. Internamente, toda a estrutura foi adaptada para a acomodação de carga.
Além do cargueiro, outros aviões e projetos serão apresentados, exibindo aeronaves para aviação comercial e defesa, que inclui o E195-E2; a aeronave de transporte tático militar multimissão C-390 Millennium e a aeronave A-29 Super Tucano. Os dois primeiros terão demonstrações em voo.
Voo inaugural
O primeiro avião da Embraer convertido de transporte de passageiros para cargueiro fez um voo inaugural em São José dos Campos (SP), sede da empresa, no dia 5 de abril.
Considerado um sucesso pela empresa, o voo inaugural foi realizado com um E190F. A equipe a bordo voou por aproximadamente duas horas e fez uma avaliação completa da aeronave, que pertence à Regional One, companhia de leasing dos Estados Unidos.
Os aviões ‘E-Freighter’, como a categoria foi designada, foram inicialmente fabricados para transportar passageiros, mas passaram por um processo de conversão para o transporte de carga.
As aeronaves são E-Jets e estão divididas em dois modelos na conversão em cargueiros: E190F – com carga útil estrutural máxima é 13,5 toneladas – e E195F – com capacidade para 14,3 toneladas.
De acordo com a Embraer, os modelos têm mais de 50% de capacidade de volume, três vezes o alcance dos grandes turboélices cargueiros e custos operacionais até 30% menores do que as aeronaves de fuselagem estreita, conhecidas como ‘narrowbodies’.
Os modelos seguirão em testes antes de entrar em operação, o que não tem previsão para acontecer. Até o momento, todos os testes de pressurização em solo e carregamento de cargas foram bem-sucedidos.
Lançado em 2022, o programa de conversões de E-Jets de transporte de passageiros para cargueiros contou com a participação de 40 fornecedores de todo o mundo e mais de 600 funcionários da Embraer. Segundo a empresa, foram dedicadas 500 mil horas ao programa.
Fonte: G1