29 março, 2024

Últimas:

Avião com 132 pessoas a bordo cai na China; veja vídeo

Anúncios

Um avião do modelo Boeing 737-800 da China Eastern Airlines caiu nesta segunda-feira (21) no sul da China, segundo a agência de aviação civil do país. A aeronave transportava 132 pessoas de Kunming para Guangzhou.

Ainda não há informação sobre o número de vítimas. A companhia expressou pesar pelos passageiros e tripulantes mortos, sem especificar quantas foram as vítimas. A imagem abaixo mostra o momento em que a aeronave despenca do céu.

Anúncios

Veja o vídeo (Imagens Fortes)

O vídeo foi obtido pela agência de vídeos Newsflare com a imprensa local e divulgado pela Reuters. A Newsflare informou que a imagem é da câmera de segurança da empresa de mineração Wuzhou Beichen Mining, que fica a 5,8 quilômetros do local da queda do avião.

Anúncios

Equipes de resgate estão no local em busca de sobreviventes. As equipes de resgate que chegaram ao local encontraram apenas destroços e focos de incêndio.

O trabalho é especialmente difícil porque há chuva e ventos fortes. De acordo com o corpo de bombeiros, a visibilidade é baixa.

Pedaço de destroços do voo MU5735 da China Eastern após queda em Guangxi Zhuang, no sul da China, em 21 de março de 2022 — Foto: Xinhua via AP
Pedaço de destroços do voo MU5735 da China Eastern após queda em Guangxi Zhuang, no sul da China, em 21 de março de 2022 (Foto: Xinhua)

A Eastern China Airlines já abriu investigação para apurar as causas do acidente.

A queda aconteceu em Guangxi, região montanhosa no sul da China, e provocou um incêndio nas montanhas, segundo a TV estatal chinesa. A agência de aviação civil do país confirmou a informação e disse que o voo fazia a rota entre as cidades de Kunming e Guangzhou.

O que diz a Boeing

A aeronave, um Boeing 737-800, tem bom histórico de segurança de voo. A Boeing informou que está coletando mais informações com autoridades locais para iniciar uma investigação sobre o caso.

Boeign 737-800 da China Eastern Airlines no aeroporto internacional de Wuhan, em fevereiro de 2021 — Foto: Hector Retamal / AFP
Boeign 737-800 da China Eastern Airlines no aeroporto internacional de Wuhan, em fevereiro de 2021 (Foto: Reprodução)

A emissora havia divulgado inicialmente que o avião transportava 133 pessoas, mas depois corrigiu para 132. Desse total, nove fazem parte da tripulação da aeronave. Não havia estrangeiros no voo, segundo a companhia.

Site da China Eastern Airlines em preto e branco, como a companhia faz quando há acidentes envolvendo seus aviões — Foto: Reprodução
Site da China Eastern Airlines em preto e branco, como a companhia faz quando há acidentes envolvendo seus aviões (Foto: Reprodução)

A China Eastern Airlines colocou seu site em preto e branco, como costuma fazer quando há acidentes envolvendo seus aviões.

Familiares de membros da tripulação foram ao aeroporto de Yunnan para receber informações, segundo a TV estatal chinesa. Em comunicado oficial, a companhia confirmou o número de passageiros e tripulação e disse que já começou as investigações sobre a causa do acidente.

Parentes dos passageiros são vistos na área de espera do Aeroporto Internacional Guangzhou Baiyun, na província de Guangdong, no sul da China, nesta segunda-feira (21) — Foto: Noel Celis/AFP
Parentes dos passageiros são vistos na área de espera do Aeroporto Internacional Guangzhou Baiyun, na província de Guangdong, no sul da China, nesta segunda-feira (21) (Foto: Reprodução)

Boeing 737-800

A aeronave, um Boeing 737-800, tinha seis anos, de acordo com o site Flight Radar, que monitora voos em todo o mundo. Ainda segundo o site, o avião perdeu contato com as torres quando sobrevoava a cidade de Wuzhou, no sul do país.

Como foi a queda

O voo estava a uma altitude de aproximadamente 8.870 metros. Apenas dois minutos e 15 segundos mais tarde, a altitude registrada pelo Flight Radar caiu para 2.766 metros. Outros vinte segundos depois, o avião estava a apenas 900 metros de altitude.

A aviação civil da China é considerada uma das mais seguras do mundo, e o último acidente no país ocorreu em 2010, quando 44 pessoas morreram na queda de um Embraer E-190, da Henan Airlines, quando o voo se aproximava do aeroporto de Yichun.

As ações da Boeing caíram 8% nesta segunda-feira (21) após a notícia. No Twitter, a empresa demonstrou preocupação pelos passageiros e tripulação do voo, e disse estar em contato com o governo americano para que seus especialistas possam auxiliar nas investigações junto com a China.

Imagens de destroços do avião divulgados pela tv estatal chinesa — Foto: CGTN
Imagens de destroços do avião divulgados pela tv estatal chinesa (Foto: CGTN)

Fonte: G1 Foto: R7

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias