Anúncios
Um avião caiu na tarde deste sábado em Barcelos, município no norte do Amazonas. O governador Wilson Lima confirmou que a queda da aeronave provocou a morte de 14 pessoas. Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) confirmou a ocorrência e afirmou que investiga o acidente. A cidade fica a cerca de 400 km da capital do estado, Manaus.
Segundo o governador, a identidade das vítimas ainda é desconhecida. Morreram os 12 passageiros e dois tripulantes.
Anúncios
— Acabamos de concluir a retirada dos corpos. São todos brasileiros, turistas. Estamos no verão amazônico, época da prática da pesca esportiva. Provavelmente esse pessoal estava indo pescar no Rio Negro — afirmou Lima.
O avião saiu de Manaus com destino a Barcelos. Durante o pouso, chovia bastante. O piloto teria “errado o traçado da pista”, segundo o governador, e batido em alguma estrutura do aeroporto.
Anúncios
— Ele deve ter tocado o solo numa parte mais barrenta, e não havia as condições necessárias. Em tese, foi um pouso frustrado — afirmou.
Os corpos ficarão no auditório de uma escola, porque a cidade não conta com estrutura de câmaras frias em um Instituto Médico Legal.
A aeronave tinha capacidade para 18 passageiros e, segundo o registro da Agência Nacional de Avição (Anac), tinha operação permitida para táxi aéreo.
Na manhã de domingo, uma aeronave da Força Aérea Brasileira seguirá para Barcelos para transportar os corpos. O aeroporto local não permite pousos e decolagens depois do pôr do sol.
O governo do Amazonas montou um gabinete de crise para lidar com o acidente. Uma equipe da Defesa Civil se deslocou até Barcelos.
“Investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), localizado em Manaus (AM), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-SOG, neste sábado (16/09), em Barcelos (AM)”, diz o comunicado da Aeronáutica.
A chuva em Barcelos também provocou falta de energia elétrica na cidade e a comunicação está prejudicada.
Fonte: G1