24 de novembro, 2024

Últimas:

Ave ‘mestre em disfarces’, urutau se camufla com filhote e encanta moradores de Piratininga

Anúncios

De longe é difícil de perceber a presença da ave da espécie urutau na ponta de uma árvore. A coloração marrom acinzentada e a pose em cima do galho são a camuflagem perfeita na natureza, mas isso não foi o suficiente para despistar os moradores de Piratininga que logo reconheceram o visitante inesperado.

“Eu já conhecia o canto dele, comecei a ouvir a noite e saí a procura dele, mas foi sem procurar ele que olhei para árvore e achei ele”, conta o Calheiro Ademir Antônio Bento.

Anúncios

Em tupi, urutau significa ave fantasma. Também conhecido como mãe da lua, o pássaro é mestre em disfarces. A ave consegue ficar horas paralisada, sem se mexer.

O urutau apareceu ao lado da casa do Ademir há cerca de três anos, mas desta vez ele tem uma surpresa. “Só tinha ele até então. Acredito que seja um buraco ali, aí apareceu o filhote”, conta o morador.

Anúncios

Filhote é protegido pelos pais com camuflagem (Fotos: Reprodução/TV TEM)

O zootecnista Luiz Pires conta que esse é o procedimento comum na reprodução. “Quando eles escolhem uma área para ter como de alimentação e se sentindo seguro eles vai voltar para a reprodução todos anos, na mesma ponta de toco que teve sucesso.”

O filhote recebe toda a atenção dos pais, que se revezam para cuidar e alimentar o mais novo exemplar da espécie.

Segundo o especialista, o urutau tem hábitos noturnos e um canto triste, cheio de lendas, mas que serve como comunicação entre pais e filhos, uma forma de marcar território além de atrair o parceiro na época do acasalamento. A ave ainda esconde outro segredo: um olho mágico.

“Ela tem um olho, que quando aberto é um amarelo muito intenso e seria facilmente perceptível para os predadores. Então ele permanece de olho fechado, mas possui uma fenda que ele consegue enxergar tudo o que está acontecendo ao seu lado”, explica Luiz Pires.

Essa espécie não faz ninho. O casal escolhe um buraco no galho de uma árvore e a fêmea coloca um ovo, apenas um ovo por vez. Desde que o filhote nasceu, muita gente passou pelo local para ver a ave.

Se depender do Ademir, o urutau sempre vai ter um espaço reservado aqui. “Gostaria que ele ficasse mais vezes, acasalando, criando os filhotes, e agora vou acompanhar o filhotinho até sair dali”, comemora.

Olho da ave é atrativo para predadores, por isso à noite ele possui um ‘olho mágico’ (Foto: César Evaristo/TV TEM)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Unesp, câmpus de Botucatu, está com uma vaga aberta em concurso público para cargo de nível médio, com...

Categorias