14 de novembro, 2024

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Áustria anuncia troca de sua frota de cargueiros Hercules por C-390, da Embraer

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A Áustria anunciou que vai trocar sua frota de cargueiros Hercules pela aeronave C-390 Millennium, fabricada pela brasileira Embraer. O país europeu deve adquirir quatro aeronaves.

O anúncio foi feito nesta quarta (20) por Klaudia Tanner, ministra da defesa austríaca. Tanner informou que “após extensos testes, o Embraer C-390 é a única aeronave da classe de 20 toneladas a atender a todos os requisitos”.

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Cargueiro C-390, da Embraer (Foto: Embraer/Divulgação)

Acrescentou ainda que todo planejamento da Força Aérea da Áustria vai se concentrar no modelo fabricado pela empresa brasileira. O plano é adquirir quatro cargueiros C-390, que devem ser entregues entre 2026 e 2027.

Em nota, a Embraer informou que se sente honrada pela escolha e que está pronta para apoiar o Ministério da Defesa e a Força Aérea da Áustria para atender aos requisitos do processo de aquisição.

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“A Áustria junta-se a Brasil, Portugal, Hungria e Holanda como futuro operador da plataforma multimissão C-390 Millennium, aeronave que está rapidamente redefinindo os padrões de transporte tático no mercado mundial de defesa”, diz a Embraer.

C-390 da Embraer (Foto: Embraer/Divulgação)

Como é o cargueiro?

A aeronave C-390 é um projeto da FAB com a Embraer para produção de um avião de transporte militar tático que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira.

A Embraer oferece também a versão do cargueiro com reabastecimento em voo, como é o caso dos modelos entregues à Força Aérea Brasileira. Nestes casos, as aeronaves são batizadas como KC-390.

A aeronave foi usada, por exemplo, no resgate de brasileiros que deixaram Ucrânia após o início da guerra com a Rússia em 2022.

C-390 da Embraer (Foto: Embraer/Divulgação)

O cargueiro começou a ser desenvolvido em 2009, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Ele foi projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria, com menor custo operacional e flexibilidade para executar uma ampla gama de missões: transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras.

Com turbinas a jato, o C-390 pode alcançar a velocidade de 850 km/h. Uma aeronave poderá decolar de Brasília e chegar sem escalas a qualquer capital brasileira com 23 toneladas de carga, sua capacidade máxima.

C-390 da Embraer (Foto: Embraer/Divulgação)

O compartimento de carga tem 18,54 metros de comprimento, um pouco maior que uma quadra de vôlei. A largura é de 3,45 metros e a altura é de 2,95 metros. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas.

Também poderão ser levados 80 soldados em uma configuração de transporte de tropa, 64 paraquedistas, 74 macas mais uma equipe médica ou ainda contêineres, carros blindados e outros equipamentos.

Fonte: G1

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