26 abril, 2024

Últimas:

Austrália apoia EUA e rejeita reivindicações marítimas da China

Anúncios

A Austrália rejeitou as reivindicações territoriais e marítimas de Pequim no Mar da China Meridional, em uma declaração formal à ONU, alinhando-se claramente à posição dos Estados Unidos em um contexto de tensão crescente entre os dois gigantes.

Em um comunicado, a Austrália afirmou que não há “base legal” para as várias reivindicações marítimas da China, incluindo aquelas relacionadas à construção de ilhotas artificiais.

Anúncios

“A Austrália rejeita as alegações da China com base em ‘direitos históricos’, ou ‘direitos e interesses marítimos’, (…) no Mar da China Meridional”, afirma o comunicado.

Esta declaração surge depois de o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, ter declarado como ilegais as reivindicações da China nessa área, apoiando explicitamente as reivindicações marítimas de vários países do Sudeste Asiático contra Pequim.

Anúncios

Tudo isso ocorre em um contexto de grande atrito entre China e Estados Unidos em várias frentes, como diplomacia, comércio, gestão da crise de coronavírus por parte da China e uma nova lei de segurança para Hong Kong.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Botucatu: Abril Laranja busca atuar na prevenção à crueldade animal

25/04/2024

Anúncios O Departamento de Proteção Animal (DPA) e o Centro de Acolhimento de Animais de Botucatu...

Categorias