16 de setembro, 2024

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Atualidade obriga a conteúdos rápidos

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As gerações atuais desconhecem como a vida decorria sem a presença das redes sociais e da Internet. A verdade, é que há uns 20 anos, a vida parecia passar mais devagar, sem a correria dos dias de hoje, onde tudo se faz a alta velocidade.

Esta correria e presença de estímulos constantes obriga a que os media, indústria e todos os outros mercados se adaptem para conseguirem chegar aos seus consumidores. Além de uma clara aposta naquilo que o seu público-alvo procura no momento, é necessário adaptar o conteúdo oferecido ao tempo que cada pessoa está capaz de dispensar- por vezes apenas alguns segundos.

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Em que medida as diferentes indústrias se adaptaram aos tempos modernos, reformulando o seu conteúdo para que este fosse mais curto e direto? Em baixo pode ver diferentes exemplos de como as diferentes indústrias e mercados captam a atenção do seu público-alvo.

O mercado móvel está em crescimento

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Os estudos mostram que 90% do tempo passado no celular é gasto em aplicativos, sendo este um dos mercados que mais tem crescido globalmente. Esta tendência é verificada em diferentes setores, nomeadamente no entretenimento, onde frequentemente são listados os melhores jogos em aplicativos para os diferentes sistemas operacionais – Android e iOS, mas também em áreas tão distintas como os aplicativos para pagamento como o queridinho PIX, ou mesmo aplicativos relacionados à área de saúde e bem-estar que o relembram de ingerir água, ou contabilizam as calorias consumidas no dia.

Os aplicativos são boas apostas das empresas que desejam estar mais perto do consumidor. À distância de um toque, você já consegue acessar ao seu aplicativo preferido sem perder tempo à procura do site da marca.

Também as redes sociais oferecem conteúdo mais rápido

Nada mais salta à vista quando se fala em redes sociais e conteúdo rápido que Tik Tok. A rede social que veio revolucionar como se consome conteúdo ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos, mostrando ser uma receita de sucesso.

A técnica de vídeos curtos como forma de conteúdo viralizou ao ponto de outras redes sociais se sentirem obrigadas a oferecer também conteúdo mais curto, como os Reels do Instagram, ou os shorts do YouTube.

Será que esta forma de comunicar tem mesmo que ver como vivemos atualmente? Em parte, sim. No entanto, os estudos mostram que esta forma de comunicar ativa zonas do cérebro ligadas ao sistema de recompensa e prazer, explicando, em parte o porquê de facilmente poder passar horas assistindo a dancinhas, ou trolagens.

Provavelmente, o facto de conteúdos curtos ativarem certas áreas do cérebro ligadas ao prazer, pode explicar também o sucesso dos chamados jogos rápidos que ultimamente têm surgido em plataformas online, nomeadamente o jogo do aviãozinho, super popular em cassinos online. Este jogo simples e rápido dependente apenas da sorte, tem cativado cada vez mais usuários, que apenas necessitam adivinhar a hora de retirar a sua aposta antes que o aviãozinho se despenhe. Outro exemplo, são os jogos de piano, disponíveis em plataformas de jogos online, onde você ganha pontos sempre que acertar nas teclas. Estes jogos aliam rapidez a adrenalina, oferecendo dois componentes bastante apreciados presentemente.

Estes exemplos mostram que estando nós sempre online e sempre sedentes de consumo, a tendência de conteúdos rápidos vai continuar.

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