26 abril, 2024

Últimas:

Ator botucatuense anuncia o fim do mundo em “Fica Mais Escuro Antes do Amanhecer”, em cartaz em Botucatu

Anúncios

O longa metragem “Fica Mais Escuro Antes do Amanhecer” está em cartaz até o dia 26, no Cinema Multiplex, do Cine Araújo, no Shopping Boulevard, em sessões às 21 horas, em Botucatu.

O filme tem um gostinho especial para a plateia da Cidade. No elenco está o ator e produtor botucatuense Domingos Meira, interpretando um âncora de telejornal.

Anúncios

Papel, que segundo ele, é pequeno, porém de extrema importância para a trama. “Apareço falando sobre o fim do mundo, entrevistando um astrofísico”, explica o ator. “Meu personagem surge num momento em que a população precisa de respostas”, acrescenta.

Para trabalhar a cena, Meira revelou que usou como referência uma entrevista de um ex-presidente da República ao jornalista Willian Bonner, no Jornal Nacional, da Rede Globo.

Anúncios

O trabalho do ator foi muito além da representação diante das câmeras. Ele começou em 2015, na produção do longa e na captação de recursos. “Conseguimos algo em torno de R$ 850 mil. É um baixíssimo orçamento”, explica Domingos Meira.

O filme teve, como um dos desafios, atividades congelantes em um país vizinho, a Argentina. “Fomos para a Patagônia, onde filmamos em temperaturas de 10 graus negativos, na fronteira com o Chile, em uma zona fantasma. Lá tínhamos neve garantida”, relembrou o botucatuense.

O longa “Fica Mais Escuro Antes do Amanhecer” narra a história de Iran (interpretado por Thiago Luciano, que assina também a direção e roteiro), um funcionário de uma fábrica de gelo e morador de uma região extremamente afetada pelas mudanças climáticas causadas pelo ser humano.

Após uma tragédia familiar, e a caminho do “último pôr do sol”, ele decide lutar contra a depressão que afeta a todos, principalmente sua esposa, que também sofre com uma perda significativa, tornando a depressão ainda mais aguda.

O elenco conta com grandes nomes da dramaturgia nacional, como o ator Caco Ciocler, que interpreta o dono da fábrica de gelo. “Mandamos a versão sem finalização ao Proac (Programa de Ação Cultural). Logo depois o pessoal do escritório ligou e disseram que tínhamos um problema, pois prometíamos o Caco Ciocler mas ele não estava no filme. Tivemos que explicar qual personagem era interpretado pelo ator, porque ele ficou irreconhecível. Ele está muito bem caracterizado, foi feito um trabalho fenomenal”, explica Meira.

 

O bom filho a casa torna

Domingos Meira é um velho conhecido dos botucatuenses. Ele iniciou sua carreira em 1.994, com produções locais, gravadas em VHS. Para distribuir e garantir a audiência, a fita era disponibilizada para locação gratuita, em diversas locadoras de Botucatu.

O gosto pelo cinema aumentou e logo o então adolescente cineasta passou a exibir suas pequenas produções no Teatro Municipal, sempre com casa lotada em todas as sessões.  Para materializar o sonho de atuar, Meira se mudou para São Paulo, onde trabalhou no SBT e na Record, depois foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na Globo, em novelas e minisséries, durante cincos anos.  “Participar de uma sessão em um cinema em Botucatu é mágico. Foi onde comecei e nunca fiquei desamparado. Lançava minhas produções com apoio da iniciativa privada, engajamento da imprensa e o público sempre entendeu as intenções de minhas produções”, relembra.

Apresentar um filme em uma sala de cinema do Cine Araújo também tem um gostinho especial para o ator, pois representa o cumprimento de uma promessa firmada com uma das principais empresas cinematográficas do Brasil, que tem sua origem em Botucatu. “O senhor Araújo sempre que me encontrava dizia que ainda exibiria um filme com minha participação nas telas de Botucatu. Esse dia chegou e eu vou acompanhar as sessões de sexta e sábado, quando vou poder realizar um bate-papo e um debate sobre o filme”.

 

SINOPSE

Iran vive em uma fábrica de gelo que fica em um lugarejo constantemente afetado por mudanças climáticas extremas e fadado a presenciar o último pôr do sol. Paralelamente, em um jogo psicológico de lembranças, Iran trata de sua mulher, Lara, que sofre com a depressão de uma perda. Um jogo perigoso que nos leva para dentro da cabeça de nosso personagem, influenciando a vida do povoado.

 

ELENCO

Caco Ciocler, Domingos Meira, Imara Reis, Lucy Ramos, Thiago Luciano, Beto Schultz e Kadi Moreno

Direção: Thiago Luciano

Duração:  107 minutos

 

EXIBIÇÃO EM BOTUCATU

Em cartaz até o dia 26 de setembro (quarta-feira)

 Sala 3 – às 21 horas

Cine Multiplex, no

Boulevard Cidade.

 

 

 

 

Texto: Renato Fernandes / Jornal Leia Notícias

Últimas

Botucatu: Vigilância Ambiental em Saúde divulga agenda de nebulização contra o mosquito da dengue para a próxima semana

26/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Vigilância Ambiental em Saúde...

Categorias