06 de julho, 2025

Últimas:

Ataque de cão acende alerta sobre riscos e responsabilidades dos tutores em Botucatu

Anúncios

Homem ficou ferido ao tentar ajudar mulher cercada por Pastor Alemão; GCM orienta sobre como agir em casos de agressão por animais

Um homem ficou ferido após ser atacado por um cachorro da raça Pastor Alemão na tarde desta sexta-feira (5), em frente a uma farmácia no Distrito de Rubião Júnior, em Botucatu.

Anúncios

Segundo informações da Guarda Civil Municipal, o animal estava solto na via e cercava duas mulheres, uma dela a própria tutora.

Ainda de acordo com o relato, o cão teria escapado e seguido sua tutora. A amiga da tutora foi atacada e sofreu ferimentos pelo corpo. Um homem ao tentar ajudar, também foi mordido no braço.

Anúncios

As vítimas foram orientadas a procurarem atendimento médico. Uma delas foi encaminhada ao Pronto Socorro Adulto. Nenhuma delas quis registrar boletim de ocorrência formal.

Responsabilidades dos tutores e como agir em casos de ataque

Casos como este reforçam a importância da guarda responsável, especialmente quando se trata de cães de médio e grande porte. Conforme a legislação vigente, os tutores são responsáveis civil e criminalmente por danos causados por seus animais, inclusive em situações em que o cão esteja solto na rua.

A orientação da Guarda Civil Municipal é não tentar conter o animal com as próprias mãos, principalmente em momentos de agitação ou ataque, pois isso pode colocar a integridade física da pessoa em risco. Em situações como essa, a recomendação é:

  • Acionar imediatamente a Guarda Civil Municipal pelo 199
  • Contatar o Canil Municipal ou o Departamento de Proteção Animal (DEPA)
  • Em casos de urgência médica, acionar o SAMU (192) ou o Corpo de Bombeiros (193)

A viatura da GCM se desloca até o local e, se necessário, conduz os envolvidos à Delegacia de Polícia. O DEPA é o órgão responsável por avaliar o caso do animal e tomar providências com base na legislação.

Orientação à população

Deixar cães de grande porte soltos em vias públicas é uma infração grave e pode gerar sanções. Além do risco de ataques, o animal pode provocar acidentes de trânsito ou ser atropelado. O uso de guia, coleira e focinheira em locais públicos é obrigatório para raças de maior porte ou com histórico de agressividade.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Animal ficou sozinho por alguns dias nos destroços da antiga casa do tutor, no bairro Rubião Júnior; resgate foi...

Categorias