25 de dezembro, 2024

Últimas:

Astrônomos visualizam presença de buraco negro

Anúncios

Astrônomos no Chile conseguiram visualizar um buraco negro “supermassivo” se preparar para ser devorado em nuvens de gás cerca de um bilhão de anos-luz da Terra. Usando o telescópio ALMA no deserto de Atacama, a equipe internacional avistou três nuvens que fluem para um buraco negro, a uma velocidade de até 800.000 milhas por hora.

Composta principalmente de monóxido de carbono, as nuvens estão a 300 anos-luz do buraco e “, essencialmente, oscilando à beira de ser devorado, em termos astronômicos “, disse o Observatório Europeu do Sul em um comunicado.

Anúncios

A observação forneceu a primeira evidência direta para a teoria de que os buracos negros se alimentam de nuvens de gás. “Foi mágico ser capaz de ver provas destas nuvens e o buraco negro supermassivo “, disse Timothy Davis, da Universidade de Cardiff, que participou da pesquisa. “Isso está nos dizendo mais sobre como eles evoluíram “, disse.

Os pesquisadores não puderam observar o buraco negro diretamente, mas sim, foi possível observar a presença à partir do movimento dos objetos ao seu redor. “Nós usamos o buraco negro como uma luz de fundo “, disse Davis. “Então, o próprio buraco negro, obviamente, não emite radiação, mas como o material cai no buraco negro que material é aquecido a temperaturas muito altas e que o material emite muita luz. Então, o que vemos neste caso é a sombra das nuvens, como eles caem em o que é o buraco negro”

Anúncios

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A forte chuva que atingiu Botucatu no final da tarde e início da noite desta quarta-feira (25), feriado de...

Categorias