Anúncios
A estrela individual mais distante no universo foi observada a 9 bilhões de anos-luz da Terra, relata estudo publicado na “Nature Astronomy” nesta segunda-feira (2).
Normalmente, os astronômos conseguem identificar mais facilmente as galáxias, que possuem cerca de 10 bilhões de estrelas.
Anúncios
Já as estrelas individuais são mais difíceis de detectar por possuírem luz fraca. Para observá-las, os pesquisadores ampliaram a luz da estrela em 2000 vezes para que ela pudesse ser mais facilmente descrita.
A estrela individual foi encontrada acidentalmente, enquanto astrônomos observavam galáxias a 5 bilhões de anos-luz de distância com o Telescópio Espacial Hubble.
Anúncios
Nessa observação, eles notaram uma luz mais apagada ao fundo. Em um primeiro momento, pensaram que tratava-se de uma estrela no fim da vida; depois, com uma análise mais detalhada, viram que se tratava de uma estrela individual.
A observação da estrela foi possível por um fenômeno chamado de “lente gravitacional’, quando um objeto à frente consegue ampliar a luz de outros diretamente atrás dele.
A estrela foi batizada de Ícaro. Na mitologia grega, Ícaro é um herói que não ouviu os conselhos do pai e tentou voar próximo ao Sol.
Fonte: Yahoo!