25 de novembro, 2024

Últimas:

Asteroide “potencialmente perigoso” passará próximo da Terra no sábado

Anúncios

Parece que o Planeta Terra terá uma “visita inesperada” nos próximos dias. De acordo com a NASA, um corpo celeste de tamanho similar ao prédio Empire State Building (381 metros), localizado em Nova Iorque, passará a aproximadamente 7 milhões de quilômetros da Terra no dia 10 de agosto

A distância pode parecer imensa, mas especialistas da agência norte-americana explicam que o evento pode ser considerado “potencialmente perigoso”. Ainda assim, a própria Nasa garante que não há o que teme.

Anúncios

Há algumas semanas, um asteroide chamado 2019 OK, com cerca de 100 metros de diâmetro, passou próximo ao nosso planeta sem ser exatamente esperado. O objeto que ainda está por vir atende por 2006 QQ23 e já passou próximo a nossa casa em janeiro de 2017.

Com pouco mais de 560 metros de diâmetro, o 2006 QQ23 passará pela Terra a uma velocidade superior a 16 mil km/h. Diante desses números, uma colisão com o planeta causaria sérios danos. “Esta é uma das aproximações mais próximas da Terra por um asteróide que conhecemos. E é muito grande”, afirmou Michel Brown, professor da escola de física e astronomia da Universidade Monash, ao The New York Post.

Anúncios

Em abril deste ano, a NASA fechou um contrato de 69 milhões de dólares com a SpaceX, empresa de exploração espacial presidida pelo bilionário Elon Musk. O intuito do vínculo é impulsionar o repelimento de asteroides por meio de um programa específico.

Apesar dos esforços da NASA, seu administrador Jim Bridenstine não parece tão tranquilo. Em abril, ele afirmou que um ataque de asteroide não é algo que devamos ver com tanta calma e que essa ameaça é real. “Temos que ter certeza de que as pessoas entendem que isso não é sobre Hollywood, não é sobre filmes”, alertou na Conferência de Defesa Planetária de 2019, de acordo com a Space.com.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Com a pressão por entregas cada vez mais rápidas e os desafios de fatores externos, como desastres naturais e guerras,...

Categorias